Após o sucesso da turnê escandinava/europeia/britânica com Opeth, o guitarrista Fredrik Åkesson está determinado a se manter ocupado em 2025, revelando que está trabalhando em um álbum solo.
A notícia veio de uma entrevista recente com a GuitarGuitar, onde Åkesson discute o décimo quarto álbum de estúdio do Opeth, “The Last Will and Testament”, algumas de suas influências musicais e qual é seu equipamento preferido para solos de guitarra.
Entre todas as novidades sobre o Opeth, Åkesson também revelou que está trabalhando em um álbum solo de estreia e que já fez um bom progresso.
“As duas primeiras faixas estão masterizadas e prontas. São instrumentais. É difícil porque muita coisa está acontecendo na minha vida com o Opeth e também toquei em um álbum do Ghost, e estou fazendo sessões com aqueles caras. Assim que tivermos uma folga, vou tentar escrever o resto. Preciso de mais seis músicas. Tenho toneladas de ideias. Vai acontecer, está espalhado, mas estou feliz com as duas primeiras faixas e a terceira vai ser legal.”
Embora tudo ainda esteja em segredo, o guitarrista observou que a lista de faixas inclui uma participação com o vocalista do Saxon, Biff Byford. Se você não sabia, Åkesson participou do álbum “School of Bad Knocks” de 2020 de Byford, um projeto feito durante o lockdown. Como amigos da indústria, Åkesson acrescenta que os vocais de Byford estão presentes em seu disco “porque toquei em seu álbum solo, então temos uma conexão.”
É claro que Åkesson está muito requisitado para trabalho no momento. Poucos dias atrás, o Opeth colaborou com a Sheet Happens Publishing para um livro oficial de tablaturas de guitarra com os intrincados trabalhos das partes de guitarra de Åkesson.
Quanto aos planos futuros, Åkesson continuará seu trabalho com Opeth e outros projetos paralelos, além de desenvolver seu projeto solo de estreia.






