
Durante sua turnê atual pela Costa Oeste dos EUA, Danzig está vendendo camisetas e cartazes que exibem o símbolo Sonnenrad, também conhecido como Roda Solar ou Sol Negro — um emblema associado ao nazismo e amplamente utilizado por grupos de extrema direita até hoje.
Um símbolo com um histórico sombrio
Embora o Sonnenrad tenha origens em tradições europeias pré-cristãs, ele foi apropriado pelo regime nazista e, segundo a Liga Anti-Difamação (ADL), é hoje “um dos vários símbolos antigos ressignificados em uma tentativa de construir uma herança ariana/nórdica idealizada”.
Ou seja, por mais que alguns tentem argumentar que se trata de um símbolo histórico inofensivo, sua conotação atual é clara — e carregada.
“É como usar uma suástica e fingir que é espiritual”
Vários fãs nas redes sociais notaram e denunciaram o uso do símbolo nos itens de merch. Fotos compartilhadas no Reddit mostram a arte estampada com destaque em camisetas oficiais nos shows recentes.
“É o mesmo que usar uma suástica e dizer que é só um antigo símbolo religioso. Todos nós sabemos o que você está tentando fazer aqui”, comenta um usuário.
Até o momento, Danzig não se pronunciou sobre o uso do símbolo — e ainda não está claro se ele teve envolvimento direto no design ou aprovação dos materiais. Mas a repercussão já ultrapassou a bolha dos fãs: grupos extremistas vêm comemorando publicamente o uso do símbolo, vendo-o como um sinal de alinhamento.
Silêncio que fala alto
Se Danzig desconhecia o significado atual do Sonnenrad, é urgente que se posicione e retire o material de circulação.
Caso contrário, o silêncio pode acabar sendo interpretado como consentimento — especialmente agora que o símbolo está sendo celebrado por grupos racistas.
E se, por outro lado, o uso foi intencional… bem, essa é uma outra matéria. E com um tom muito mais grave.