A Menza Nation postou dois mini-documentários sobre o Megadeth, junto com introduções para cada vídeo.
Nascimento da Formação do “Rust In Peace”:
A introdução de Nick Menza e Marty Friedman, contando com diversas entrevistas de vídeo raras arquivadas com a banda e alguns dos melhores clipes retirados da série de vídeos do Megadeth. “O Santo Graal” para todo fã do Megadeth!
Nick Menza e Marty Friedman se juntaram ao Megadeth para a gravação de “Rust In Peace” em 1990 e, pelos dez anos seguintes, Marty e Nick se tornaram parte do período considerado “clássico” do Megadeth: o álbum “Countdown To Extinction” de 1992, “Youthanasia” de 1994, e “Cryptic Writings” de 1997.
Lançado globalmente em 24 de setembro de 1990, “Rust In Peace” foi um sucesso entre fãs e críticos, estreando em 23º lugar nos EUA e em 8º no Reino Unido. O álbum incluiu singles como “Holy Wars”, “The Punishment Due” e “Hangar 18”, todos com videoclipes produzidos e que continuam sendo fundamentais nos shows ao vivo. “Rust In Peace” vendeu mais de um milhão de cópias nos EUA e recebeu indicações ao Grammy em 1991 e 1992 para Melhor Performance de Metal.
O que se tornaria o esforço mais comercialmente bem-sucedido do Megadeth, “Countdown To Extinction”. Este álbum foi o primeiro a apresentar contribuições de composição de cada membro da banda e foi nomeado pelo baterista Nick Menza. Lançado em 14 de julho de 1992, “Countdown To Extinction” foi um sucesso instantâneo, estreando em 2º lugar nas paradas da Billboard Top 200 nos EUA e em 5º no Reino Unido.
Anchored by the Mainstream Rock hits “Symphony of Destruction”, “Foreclosure of a Dream” e “Sweating Bullets”. O álbum rapidamente conquistou a certificação de dupla platina nos EUA e foi nomeado para o Grammy de Melhor Performance de Metal em 1993.
Mais sucessos vieram com “Youthanasia”, lançado em 1º de novembro de 1994, estreando em 4º lugar no Billboard Top 200 dos EUA, recebendo certificação de ouro no Canadá após trinta minutos e platina nos EUA. Mais tarde em novembro, a banda foi convidada duas vezes para se apresentar no Late Show de David Letterman: na primeira vez eles tocaram “Train of Consequences” e na segunda “À Tout le Monde”.
Em 17 de junho de 1997, a Capitol Records lançou “Cryptic Writings”. O álbum estreou em 10º lugar na Billboard Top 200 e foi o sexto álbum de estúdio consecutivo do Megadeth a receber certificação de platina nos Estados Unidos. “Trust”, um single de “Cryptic Writings”, tornou-se o single de maior sucesso nas paradas da banda até então. A faixa de rock principal número 5 também foi nomeada para um Grammy em 1998 para Melhor Performance de Metal.
O Megadeth entrou para o Ozzfest 98, mas, no meio da turnê, o baterista Nick Menza descobriu um tumor em seu joelho e foi forçado a sair para se submeter a uma cirurgia. O Megadeth então contratou um substituto temporário, Jimmy DeGrasso, em vez de cancelar as datas da turnê. Friedman deixou o grupo em 2000, e segundo Mustaine, a gota d’água para Friedman foi o solo de guitarra em “Breadline” do álbum divisivo de 1999 do Megadeth, “Risk”.
Na noite de 21 de maio de 2016, Nick desabou atrás de sua bateria após sofrer um ataque cardíaco durante um concerto com Chris Poland e Robertino “Pag” Pagliari em sua banda OHM: no The Baked Potato em Studio City, Califórnia, sendo declarado morto ao chegar ao hospital. O Departamento de Médico-Legista e Coroner do Condado de Los Angeles disse que Menza morreu de doença cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica.
Menza conquistou justamente seu lugar como um dos bateristas mais ferozes do heavy metal durante o auge de 10 anos do Megadeth. O auge de sua carreira, disse Nick, foi tocar no Rock In Rio diante de mais de 100.000 pessoas.






