UDO DIRKSCHNEIDER & THE OLD GANG Revela Novo Single e Vídeo ‘It Takes Two To Tango’ (É Preciso Dois para Dançar Tango)

Uma campanha de caridade única durante a pandemia se transformou em um projeto de heavy metal com um elenco estelar: DIRKSCHNEIDER & THE OLD GANG — DATOG, para abreviar — uniu seis músicos experientes, muitos dos quais ajudaram a moldar o legado do gênero metal nas últimas quatro décadas.

No núcleo: o icônico vocalista Udo Dirkschneider, fundador e frontman de longa data do ACCEPT, e líder do U.D.O. e DIRKSCHNEIDER. Ele é acompanhado por Peter Baltes (baixo, vocais; ACCEPT, DIRKSCHNEIDER), Stefan Kaufmann (guitarra; ACCEPT, U.D.O.), Mathias “Don” Dieth (guitarra; SINNER, U.D.O.), o filho de Udo, Sven Dirkschneider (bateria, U.D.O., DIRKSCHNEIDER), e a poderosa vocalista Manuela “Ella” Bibert, cujas performances de destaque no álbum orquestral do U.D.O. “We Are One” (2019) solidificaram seu lugar na formação.

Juntos, eles lançaram três singles entre 2020 e 2021 — “Where The Angels Fly”, “Face Of A Stranger” e “Every Heart Is Burning” — seguidos por um EP especial de caridade, chamado “Arising”, para ajudar a apoiar artistas, equipes e músicos afetados pelo lockdown do coronavírus. O imenso sucesso de suas gravações e videoclipes superou todas as expectativas, com mais de 23 milhões de streams e visualizações no total até o momento.

“Tudo isso desenvolveu um ritmo próprio que não esperávamos”, recorda Kaufmann. “Fãs e gravadoras imediatamente quiseram saber: há mais por vir?”

A resposta chegou.

Após quatro anos, DATOG retorna com “It Takes Two To Tango”, um novo single poderoso e a primeira amostra de seu tão esperado álbum de estreia de 2025 “Babylon”, lançado pela Reigning Phoenix Music — um parceiro confiável do U.D.O. e DIRKSCHNEIDER. A faixa dá o pontapé inicial no próximo capítulo da jornada do DATOG, provando que a química, a paixão e a energia entre esses seis músicos são tão fortes quanto sempre foram.

DATOG comenta: “Estamos muito felizes por fazer parte da família RPM e continuar nosso trabalho com Jochen Richert. Começamos secretamente esta campanha conjunta há algum tempo, e nossas experiências mútuas nos bastidores nos mostraram que todos estamos definitivamente na mesma página e movidos pelos mesmos fatores musicais mútuos: paixão, lealdade e amor pela música pesada.”

O diretor executivo Jochen Richert (Reigning Phoenix Music) acrescenta: “Aproveitar a chance de lançar o tão esperado álbum de estreia do DATOG foi moleza, é claro. Depois que seus primeiros passos superaram, em muito, várias esperanças e sonhos, seu novo material é nada menos que uma continuação, senão agora em um nível superior. Obrigado a toda a GANG por sua confiança, vamos agitar isso juntos!”

Musicalmente, “It Takes Two to Tango” pisa no acelerador, apoiado por uma letra que sublinha a ideia mencionada por trás do DATOG: a alegria comum de tocar música! Uma virtude que certamente também infectará todos os espectadores do videoclipe de apoio, que foi filmado pela RCN TV no lendário Dierks Studios (Stommeln, Alemanha), onde na verdade todo o disco foi gravado. A masterização final foi feita pelo guitarrista Kaufmann no ROXX Studio (Solingen, Alemanha).

“‘It Takes Two To Tango’ é, a rigor, apenas metade do título da música, pois a letra continua dizendo ‘(Mas) It Takes Six To Rock’. “Este lema diz tudo”, afirma o grupo e acrescenta: “Um esforço conjunto absoluto!”

DATOG é:
Udo Dirkschneider – vocais principais
Peter Baltes – baixo, vocais principais e de apoio
Manuela “Ella” Bibert – vocais principais e de apoio, instrumentos de teclado
Stefan Kaufmann – guitarras, vocais de apoio
Mathias “Don” Dieth – guitarras, vocais de apoio
Sven Dirkschneider – bateria, vocais de apoio

Crédito da foto: Eddi Bachmann