Com a pausa da banda Edguy desde 2020 para permitir que o vocalista Tobias Sammet se concentre em seu projeto de Metal operático Avantasia, 2025 marca o lançamento do décimo álbum do Avantasia, Here Be Dragons. Se você espera uma deliciosa dose de Power Metal operático, certamente não ficará desapontado.
Seguindo a fórmula testada e aprovada dos álbuns anteriores do Avantasia, de incluir vários vocalistas convidados especiais, Avantasia avança com a sua habitual composição e musicalidade de primeira linha, juntamente com performances vocais excepcionais de Sammet e seus convidados.
A banda mais próxima de Avantasia que consigo pensar é Ayreon. Se você é fã de Ayreon, provavelmente tem algum, se não todo, o repertório do Avantasia.
Avantasia – Here Be Dragons – lançamento em 28 de fevereiro de 2025, pela Napalm Records.
Como mencionado antes, a composição e as performances em Here Be Dragons são excepcionais. A faixa de abertura, Creepshow, tem um clima de Edguy com seu refrão cativante e vibração positiva, mas está firmemente enraizada no universo do Avantasia. Há um videoclipe bastante extravagante que acompanha esta faixa. Creepshow é uma das duas faixas em Here Be Dragons que não conta com um vocalista convidado.
Geoff Tate aparece na faixa-título e soa maravilhoso. Ele ainda alcança aquelas notas altas dos primeiros tempos de Queensrÿche, o que é realmente épico. Com mais de nove minutos de duração, esta é uma obra de beleza e escala impressionantes. Claro, não é épico no estilo da banda Yes. Eles estariam apenas começando depois de nove minutos. Em vez disso, é a duração e performance perfeitas de Avantasia.
The Moorlands At Twilight conta com Michael Kiske, do Helloween. Felix Bohnke, baterista do Edguy e Avantasia, faz um verdadeiro trabalho físico nessa faixa. O homem é uma máquina. Um dos muitos talentos de Sammet é escrever músicas que se encaixam perfeitamente com os vocalistas convidados, e há um toque de Helloween em The Moorlands At Twilight.
The Witch, com Tommy Karevik do Kamelot, é um verdadeiro sucesso. Tanto Sammet quanto Karevik dão tudo de si nesta faixa. O vídeo acompanhante também é bastante esplêndido.
Bob Catley, do Magnum, aparece em Bring On The Night e o falecido Tony Clarkin poderia ter escrito esta canção. Não posso dar a Tobias Sammet um elogio maior que esse.
Unleash The Kraken é a outra faixa que não apresenta um vocalista convidado. Sammet vai com tudo nesta, começando com um grito ao estilo Halford. Avalon vê a festa de salsichas dos vocalistas convidados interrompida por Adrienne Cowan, e ela parece incrível.
Kenny Leckremo, do H.E.A.T, participa em Against The Wind e, mais uma vez, a escolha do vocalista convidado complementa a faixa e a voz de Sammet perfeitamente. A letra do álbum é encontrada em Against The Wind – “Se você não gosta do que faço, não foi feito para você.” Brilhante.
Everybody’s Here Until The End, com Roy Khan, é uma balada de poder arquetípica. Todos os elementos estão presentes e corretos. Letras significativas, performances vocais emocionais, um coro, uma seção de cordas, um solo de guitarra arrebatador, e apenas a quantidade certa de “queijo” por cima.
Após o lançamento do álbum, Avantasia embarcará em uma extensa turnê europeia de arenas. A turnê inclui uma data altamente antecipada em Londres, no The Roundhouse, em 24 de março de 2025, prometendo aos fãs um espetáculo inesquecível. Os ingressos estão disponíveis aqui.