
A Forbes publicou recentemente sua lista das 30 Melhores Bandas de Rock de Todos os Tempos, mas há alguma representação do metal ali e vale a pena notar como esses ícones do metal se comparam a algumas das maiores bandas de rock da história.
Então, quais bandas de metal entraram no corte? Vamos dar uma olhada mais de perto.
Quais bandas de metal entraram nas 30 Melhores Bandas de Rock de Todos os Tempos da Forbes? A primeira banda de metal a aparecer surgiu no início da contagem regressiva. Seria o Tool, que conquistou o 28º lugar na lista. Ao saudar o legado da banda, a Forbes escreveu: “Tendo uma base de metal progressivo, o grupo de Los Angeles não fez nenhum favor a si mesmo em termos de marketing para o público em geral, mas eles encontraram sucesso na excelência de suas composições únicas e imagens provocativas.
O quarteto composto por Maynard James Keenan, Adam Jones, Danny Carey e Justin Chancellor se formou em 1990 e desde então se tornou um ato de vendas em arenas, multiplatina e ganhador do Grammy Awards.” A banda está cercada na contagem regressiva por ZZ Top no nº 29 e Oasis no nº 27. A próxima banda de metal a aparecer na contagem regressiva são os ícones do metal Iron Maiden, que chegaram ao nº 17 no geral. “Como uma das bandas mais antigas, estimadas e influentes do heavy metal, o Iron Maiden é tão importante para a fundação do heavy metal quanto para os pilares do rock moderno.
Saindo da cena musical do leste de Londres em 1975, o Iron Maiden desde então fez guitarras solo crescentes, riffs galopantes esporádicos e refrões antêmicos um grampo dentro do subgênero do metal. De singles de sucesso como ‘Run To the Hills’, ‘The Trooper’ e ‘Fear of the Dark’ a suas artes inspiradas no terror e teatralidade no palco, o Iron Maiden se tornou uma parte essencial do heavy metal e do gênero rock maior”, observa a Forbes. Eles ficaram uma posição à frente do Rush (nº 18) e uma posição atrás do U2 (nº 16). Os pioneiros do metal Black Sabbath reivindicaram a posição nº 12 na lista da Forbes das 30 melhores bandas de rock de todos os tempos.
Ao falar sobre o grupo, que fará uma apresentação final em 5 de julho marcando o fim da carreira de turnê de Ozzy Osbourne, a Forbes ofereceu: “Com uma ladainha de elogios e um status reverenciado na comunidade do metal, o som e a composição magistral do Black Sabbath são, sem dúvida, atemporais. As músicas ‘War Pigs’, ‘Paranoid’ e ‘NIB’ são rotineiramente descobertas por novas gerações de músicos e conhecedores do rock, incutindo o Black Sabbath como um canal primário e popular para o subgênero do heavy metal. Até hoje, existem poucas bandas de metal que chegam perto de exercer uma estatura e legado semelhantes aos do Black Sabbath, provando ainda mais a atemporalidade e a importância da banda no gênero do rock maior.” Eles foram colocados na lista por The Who (nº 13) e Fleetwood Mac (nº 11). Então, qual banda de metal realmente ficou em primeiro lugar na lista das 30 Melhores Bandas de Rock da Forbes? Seria o Metallica, que conquistou o 9º lugar, logo à frente do AC/DC (nº 10) e logo atrás do The Eagles (nº 8). A Forbes observou astutamente: “Com os álbuns Ride The Lightning, Master of Puppets e …And Justice For All, o Metallica construiu um legado que é amplamente considerado inigualável no heavy metal até hoje.
Além disso, a trajetória e a popularidade global que o Metallica viu após o lançamento de seu álbum autointitulado de 1991, também conhecido como The Black Album, ainda não foram vistas por nenhuma banda de hard rock ou heavy metal até hoje.
Músicas do Metallica como ‘Enter Sandman’, ‘One’ e ‘Master of Puppets’ foram consolidadas como uma aula magistral em composição de metal e são rotineiramente vistas como uma porta de entrada para a música agressiva para muitos ouvintes.”