No último sábado, 5 de julho, Ozzy Osbourne fez história ao subir ao palco para sua última apresentação ao vivo, em um evento que reuniu a formação original do Black Sabbath pela primeira vez em duas décadas. O épico tributo, chamado Back To The Beginning, reuniu 40 mil fãs no Villa Park, em Birmingham, e é considerado o maior evento de metal de todos os tempos.
O set solo de Ozzy trouxe uma seleção de clássicos arrepiantes:
-
I Don’t Know
-
Mr. Crowley
-
Suicide Solution
-
Crazy Train
-
No More Tears
-
Mama, I’m Coming Home
Em seguida, ele foi acompanhado por Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, para tocar quatro hinos absolutos do Black Sabbath:
-
War Pigs
-
Iron Man
-
N.I.B.
-
Paranoid
A performance foi registrada pela Mercury Studios, que se uniu à plataforma Kiswe para realizar a transmissão global do evento – com um atraso de duas horas em relação ao início original. A produção é assinada pela Live Nation e apresentada por Jason Momoa, que também comandou a celebração no palco.
“Foi a última música de todas. Seu apoio nos permitiu viver um estilo de vida incrível, obrigado do fundo de nossos corações.” — Ozzy Osbourne
Além de Ozzy e Sabbath, o festival teve apresentações de Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Pantera, Gojira, Lamb Of God, Halestorm, Anthrax, Alice In Chains, entre outros. Supergrupos com membros do Disturbed, Smashing Pumpkins, Limp Bizkit, Faith No More, Ghost, Living Colour e Ugly Kid Joe também prestaram homenagem.
Os lucros do evento foram destinados às instituições: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
Com produção cinematográfica e transmissão global, este foi um adeus digno da lenda que Ozzy representa para o heavy metal.
#OzzyOsbourne #BlackSabbath #BackToTheBeginning #VillaPark #MetalHistory #FarewellShow #JasonMomoa #MercuryStudios #metalneverdie