No último sábado (5 de julho), Birmingham foi palco de um dos maiores encontros da história do rock e do metal. Intitulado “Back To The Beginning”, o evento marcou o último show da formação original do Black Sabbath, com Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward se apresentando juntos pela primeira vez em 20 anos, diante de mais de 40 mil fãs.
Apresentado por Jason Momoa no Villa Park, o festival de nove horas contou com uma verdadeira constelação de estrelas, curada por Tom Morello (Rage Against The Machine), que reuniu dois supergrupos All-Star para homenagens inéditas.
“Essa foi a maior celebração da nossa história. Um dia que vamos contar para nossos netos.” – Tom Morello
Entre os destaques, estavam nomes como Lzzy Hale, Jake E. Lee, David Draiman, Yungblud, Billy Corgan, Vernon Reid, Steven Tyler, K.K. Downing, Adam Jones, Travis Barker, Chad Smith, Frank Bello, Scott Ian, David Ellefson, Papa V Perpetua (Ghost) e muitos outros. Cada um desses artistas subiu ao palco para celebrar não apenas o Sabbath, mas também a carreira solo de Ozzy, com performances de clássicos como “Shot In The Dark”, “Sweet Leaf”, “Bark At The Moon”, “Changes” e muito mais.
“Cantar ‘Changes’ em homenagem ao Ozzy e ao Sabbath foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida.” – Yungblud
Destaques dos Supergrupos:
-
The Ultimate Sin, Shot In The Dark – Jake E. Lee, Nuno Bettencourt, David Ellefson, Mike Bordin, Lzzy Hale e David Draiman
-
Believer, Changes – Yungblud, Scott Ian, Frank Bello, Adam Wakeman
-
Snowblind, Flying High Again – Sammy Hagar, Chad Smith, Rudy Sarzo, Vernon Reid
-
Bark At The Moon – Papa V Perpetua (Ghost), Travis Barker, Vernon Reid, Nuno Bettencourt
-
Breaking The Law – Billy Corgan, K.K. Downing, Adam Jones
-
Walk This Way, Whole Lotta Love – Steven Tyler, Ronnie Wood, Tom Morello
O evento também contou com um leilão beneficente com instrumentos autografados, memorabilia rara e pacotes exclusivos. Todos os lucros foram destinados a três instituições: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
No final da noite, o Sabbath original tomou o palco e fez história com um set de encerramento com “War Pigs”, “N.I.B.”, “Iron Man” e “Paranoid”. Sentado em um trono com asas negras, Ozzy se despediu dos palcos.
“É a última música de todas. Seu apoio nos permitiu viver um estilo de vida incrível, obrigado do fundo de nossos corações.” – Ozzy Osbourne
A noite terminou com fogos de artifício e uma mensagem nos telões: “Obrigado por tudo, vocês são incríveis. Birmingham para sempre.”
O show está disponível para visualização completa por 48 horas em www.backtothebeginning.com.
#OzzyOsbourne #BlackSabbath #BackToTheBeginning #Supergrupo #TomMorello #StevenTyler #BillyCorgan #Yungblud #VernonReid #JakeELee #metalneverdie