OZZY OSBOURNE ‘Não pode mais andar’, mas sua voz está ‘tão boa quanto sempre esteve’

Sharon Osbourne disse ao The Sun que seu marido, Ozzy Osbourne, está tendo dificuldades para andar em meio à sua batalha contra a doença de Parkinson, mas que sua voz de cantar está ‘tão boa quanto sempre’.

Sharon abordou a saúde de Ozzy enquanto discutia o próximo show de despedida do lendário cantor de heavy metal chamado ‘Back To The Beginning’, que acontecerá em 5 de julho no Villa Park em Birmingham, Reino Unido.

Ozzy anunciou seu último show na quarta-feira, revelando que os membros originais do BLACK SABBATH estão se reunindo pela primeira vez em 20 anos para o show. Juntando-se a eles estarão uma série de bandas de metal que eles inspiraram, incluindo METALLICA, SLAYER, LAMB OF GOD, MASTODON, PANTERA e ANTHRAX.

Em uma entrevista exclusiva ao The Sun, Sharon disse: ‘[Ozzy] está muito feliz por estar voltando e muito emocionado com isso. ‘O Parkinson é uma doença progressiva. Não é algo que você pode estabilizar. Afeta diferentes partes do corpo e tem afetado suas pernas. Mas sua voz está tão boa quanto sempre esteve.’

Mais cedo nesta semana, o Ozzy de 76 anos falou sobre sua condição em seu programa de rádio SiriusXM. Ele disse: ‘Cheguei a 2025. Não consigo andar, mas você sabe o que eu estava pensando durante as festas? Por mais que eu reclame, ainda estou vivo. Posso estar resmungando que não consigo andar, mas olho para o futuro e vejo pessoas que não fizeram nem metade do que eu fiz e não se saíram bem.’

A renda do show ‘Back To The Beginning’ apoiará a Cure Parkinson’s, o Birmingham Children’s Hospital e o Acorn Children’s Hospice, um hospice infantil apoiado pelo Aston Villa.

O concerto marcará a primeira vez que Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward tocarão juntos em 20 anos.

Ozzy, que revelou em 2020 que foi diagnosticado com a doença de Parkinson, fará um pequeno set solo antes de se juntar aos seus companheiros de banda do SABBATH para o final do show, marcando seu último concerto.

Sharon disse à BBC News sobre Ozzy: ‘Ele está muito bem. Ele está realmente ótimo. Ele está muito animado com isso, em estar com os caras novamente e com todos os seus amigos. É empolgante para todos.’

De acordo com Sharon, Ozzy, que interrompeu temporariamente a turnê em 2023 após uma extensa cirurgia na coluna vertebral e adiou seus shows ‘No More Tours 2’ várias vezes devido a doença, pandemia e problemas logísticos, não fará mais shows após o evento no Villa Park.

‘O Ozzy não teve a chance de se despedir dos amigos, dos fãs, e ele sente que não houve um ponto final’, explicou ela. ‘Este é o ponto final dele.’

Além disso, haverá uma apresentação de um ‘supergrupo de músicos’, incluindo Duff McKagan e Slash (GUNS ‘N’ ROSES), Billy Corgan (THE SMASHING PUMPKINS), Fred Durst (LIMP BIZKIT), K.K. Downing (JUDAS PRIEST), Jake E. Lee (OZZY OSBOURNE), Wolfgang Van Halen (VAN HALEN, MAMMOTH WVH) e Tom Morello (RAGE AGAINST THE MACHINE).

‘São muitas pessoas’, disse Sharon. ‘Eles vão tocar algumas músicas do SABBATH, algumas músicas do Ozzy, e vão se misturar. Diferentes grupos vão se apresentar, mas todos são ícones.’

A formação original do BLACK SABBATH se apresentou pela última vez em 2005. Desde então, o SABBATH fez reuniões parciais, mas nunca com sua formação original.

‘Para o Ozzy agora, certamente é: ‘Eu te amo e boa noite’,’ disse Sharon à Reuters.

Ela acrescentou que Ozzy está bem e animado com o show. ‘Isso o estimulou’, disse ela. ‘Ele está muito, muito animado e muito grato por poder fazer isso.’

Os ingressos estarão à venda em 14 de fevereiro.

O lendário vocalista do BLACK SABBATH foi diagnosticado em 2003 com Parkin 2 — uma forma genética muito rara de Parkinson. Durante uma aparição na TV em janeiro de 2020, o cantor revelou que estava ‘sofrendo’ da doença, que ocorre quando as células nervosas do corpo degeneram e os níveis de dopamina são reduzidos. A dopamina é uma substância química essencial produzida por essas células nervosas que enviam sinais para diferentes partes do cérebro para controlar os movimentos do corpo.

Os problemas de saúde de Ozzy, incluindo sofrer uma queda grave e deslocar hastes de metal colocadas em sua coluna após um acidente de quadriciclo em 2003, além de contrair COVID-19 há três anos, o forçaram a cancelar algumas de suas turnês previamente anunciadas.

Embora os problemas de saúde de Osbourne tenham forçado o cancelamento da maioria de suas apresentações ao vivo, o músico disse que voltaria se sua condição melhorasse.

A turnê europeia previamente anunciada de Osbourne com os convidados JUDAS PRIEST, originalmente marcada para 2019 e depois adiada três vezes, foi oficialmente cancelada no início de fevereiro de 2023.

Apesar de seus problemas de saúde, Osbourne se apresentou algumas vezes nos últimos três anos, incluindo nos Jogos da Comunidade em Birmingham em agosto de 2022 e no show do intervalo da NFL na abertura do Los Angeles Rams e Buffalo Bills em setembro de 2022.

O BLACK SABBATH é considerado um pioneiro do heavy metal e foi formado em 1968 em Aston, Birmingham.

O BLACK SABBATH vendeu mais de 75 milhões de álbuns em todo o mundo e foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame em 2006, recebeu um Prêmio Vitalício de Composição da Ivor Novello em 2015 e foi agraciado com um Grammy Lifetime Achievement Award em 2019.

A banda tem uma estrela na Broad Street Walk Of Stars em Birmingham, ao lado de estrelas individuais em seu próprio direito, juntamente com um banco em sua homenagem.

Em fevereiro de 2017, o SABBATH encerrou a turnê ‘The End’ em Birmingham, encerrando a carreira inovadora de 49 anos do quarteto.

‘The End’ foi a última turnê do SABBATH porque Iommi — que foi diagnosticado com linfoma no final de 2011 — não pode mais viajar por longos períodos.

Iommi revelou seu diagnóstico de câncer no início de 2012, pouco depois de o SABBATH anunciar uma turnê de reunião e um álbum. Ele passou por tratamento durante a gravação do disco, intitulado ’13’, e a turnê subsequente para promovê-lo.

O guitarrista do BLACK SABBATH passou por uma operação bem-sucedida em janeiro de 2017 para remover um caroço benigno de sua garganta.

’13’ foi o primeiro álbum em 35 anos a apresentar Iommi, Osbourne e Butler tocando juntos.

Ward estava a bordo para a reunião do SABBATH quando foi anunciada pela primeira vez há 13 anos, mas desistiu logo depois. O baterista posteriormente afirmou que ficou de fora das sessões de gravação e turnês por causa de termos contratuais injustos, embora os membros do SABBATH tenham insinuado em outras entrevistas que ele não estava fisicamente preparado para a tarefa.

Os quatro membros originais do SABBATH estavam presentes quando a banda anunciou sua última reunião no final de 2011. Mas Ward deixou o grupo em 2012, citando um contrato ‘impossível de assinar’, e Osbourne, Iommi e Butler continuaram com seu LP ’13’ produzido por Rick Rubin e uma extensa turnê internacional sem ele.