O metal brasileiro vem ganhando novos contornos ao longo dos anos, e um dos movimentos mais marcantes dessa transformação é o protagonismo feminino. Bandas lideradas por mulheres têm mostrado potência, atitude e inovação, rompendo estereótipos e ampliando a representatividade dentro da cena pesada.
Exemplos não faltam! Confira cinco bandas que separamos você DEVE conhecer:
Corja!
Corja!, do Ceará, considerado um dos grandes expoentes do metal nordestino da atualidade e encabeçado pela marcante performance e vocal gutural da vocalista Haru Cage.
Apostando em um visual super performático, denso e perturbador com uso de elementos do suspense, a banda surgida em Fortaleza faz um som extremamente pesado com o desafio de letras cantadas em português. Na estrada desde 2017, carrega na proposta a intenção de explorar temas que abordam os conflitos humanos em letras introspectivas que se aprofundam na autocrítica, misturadas com riffs de guitarra pesados e vocais extremos.
Oblivionist
Formada em 2021 pelo guitarrista base Hebertt Rodrigues, a Oblivionist é uma banda paulistana de Metalcore/Djent Modern, com influências de Emmure, LANDMVRKS, Novelists FR, Spiritbox e Intervals. A banda é formada por Lavínia Fiorio (vocal), Hebertt Rodrigues (guitarra base/vocal), Heitor Mota (baixo) e Caio Grunheidt (guitarra solo). Seu primeiro single e videoclipe, “Nemesis”, foi lançado em fevereiro de 2022. Atualmente, a banda acaba de lançar a música e o videoclipe “Burnout”, seu terceiro trabalho na carreira.
Able to Return
Able to Return é uma banda de Death Metal Melódico natural de Santarém – Pará. Formada em 2018, conta com a voz potente de Caroline Pilletti no front, além dos integrantes Diego Maciel (bateria), Dinho Matos (baixo), Igor Pilletti (guitarra) e Tomaz Jr. (guitarra). Em suas letras, exploram temas de autoconhecimento e força interior, e somam vários singles lançados como “Silent Storm”, “Redemption”, “Without Rules”, “Gates of Madness” e “Before”.
Gohya
Surgida em São Paulo, Gohya é a junção de indivíduos com o intuito de seguir com novas perspectivas no metal contemporâneo: Bruna Rodríguez (vocais), Raphomet (guitarra) e Rafles (baixo). Com influências de New Metalcore, Djent, Alternative Metal e Shoegaze, tem como característica em suas composições um som atmosférico e pesado, misturando uma variedade de texturas sonoras, vocais intensos e com profundidade emocional, assim como as suas letras que exploram temas como espiritualidade e os desafios da vida cotidiana. Com uma proposta criativa e vanguardista, a banda busca incorporar tendências alternativas ao metal atual.
Finita
Formada em 2010, a Finita é uma banda brasileira que mistura os extremos do metal com um peso esmagador, harmonias marcantes e uma vocalista versátil chamada Luana Palma, que transita perfeitamente entre vocais operísticos e guturais profundos. Seus shows ao vivo são teatrais, dando vida a letras que exploram o lado obscuro da natureza humana por meio da filosofia, do ocultismo e da mitologia. Cada música imerge o ouvinte em narrativas que contribuem para uma estrutura conceitual mais ampla. A banda é composta pelos instrumentistas Bruno Portela na guitarra, Fernando Back no baixo, Guilherme Pereira no teclado e Pablo “Pablijo” Castro na bateria.

Amanda Delphino
@mandy.delphino