🇧🇷 O eterno frontman do Soulfly e ex-vocalista do Sepultura, Max Cavalera, prestou uma homenagem emocionada a Ozzy Osbourne, lembrando momentos de amizade e apoio durante períodos difíceis de sua vida. Em entrevista ao canal 12News, afiliado da NBC em Phoenix (Arizona), Max rompeu com o mito do “príncipe das trevas” como figura inatingível e revelou o lado humano do ícone do metal.
“Bem, eu o conheci pela primeira vez por volta de ’96 com minha antiga banda. E naquela época ele não saía muito. E nós também – porque somos muito fãs, todos tínhamos medo dele”, relembra Max sobre os primeiros encontros com Ozzy. A aproximação real veio após a criação do Soulfly, em um momento pessoal extremamente doloroso.
“Foi na mesma época em que nosso filho foi morto aqui no Arizona… [Ozzy e Sharon] nos convidaram para a casa deles e começamos a sair mais com eles. Quando fizemos o Ozzfest, nossos filhos brincavam juntos. Eles foram para a casa deles.”
Apesar da imagem pública de Ozzy como um ser sombrio e selvagem, Max destaca o lado bem-humorado e simples do lendário vocalista:
“Acho que a imagem do cara selvagem e tudo mais… as vezes que passei com ele, achei que ele era muito engraçado, cara.”
Quando perguntado se Ozzy era “uma pessoa normal”, Max respondeu com sinceridade:
“Eu acho que sim. Porque nós saíamos principalmente nos bastidores e coisas assim. E houve uma vez em que estávamos na Suécia e ele me perguntou: ‘Onde estamos?’. Ele não tinha ideia de onde estava. E eu adorei isso nele. Foi, tipo, isso é tão legal. Esse cara, ele é tão rock and roll. Ele simplesmente vai. Ele nem sabe em que país ele está.”
Em uma entrevista de 2014 ao Phoenix New Times, Max detalhou a generosidade de Ozzy e Sharon após a trágica perda de Dana, enteado de Max e filho de sua esposa e empresária Gloria.
“Estávamos tocando Donington com Ozzy e eles nos levaram para casa em seu jatinho particular quando Dana morreu. Foi horrível. O tempo todo. Foi tão sombrio. Eu queria dizer algo para Gloria e as palavras nem saíam da minha boca. Sharon falou sobre sentir que precisávamos de um amigo naquela época e ela conseguiu nos ajudar. Eles nos colocaram em seu avião, nos deram dinheiro e deram a Gloria um crucifixo. Foi incrível.”
O apoio se estendeu ainda mais, após a saída de Max do Sepultura:
“Fui para a casa deles e Ozzy me sentou e disse: ‘Foda-se eles. Foda-se esses caras. Você precisa levantar a bunda e fazer alguma coisa.’ Foi incrível ouvir isso dele e eu precisava ouvir isso.”
“Ele tocou algumas demos do Black Sabbath e explodiu minha mente. Foi foda. Eu nunca imaginei que faria isso. Sabe, como quando eu era criança no Brasil, se você me dissesse que eu ia sentar com Ozzy, porra, BLACK SABBATH, eu não teria acreditado.”
Ozzy Osbourne faleceu na manhã de terça-feira, 22 de julho, conforme comunicado oficial da família:
“É com mais tristeza do que as palavras podem expressar que temos que relatar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade de nossa família neste momento.”
Apesar da causa da morte não ter sido revelada, o vocalista vinha enfrentando graves problemas de saúde, incluindo Parkin 2, uma forma rara e genética de Parkinson, além de sequelas de uma queda grave sofrida em 2019.
A despedida de Ozzy aconteceu pouco após uma histórica apresentação final com o Black Sabbath em Villa Park, Birmingham, que reuniu mais de 40 mil pessoas e uma audiência online de 5,8 milhões. Mesmo debilitado, o madman subiu ao palco sentado em um trono adornado com morcegos, mantendo a teatralidade que o eternizou no metal mundial.
#RIPOzzy #OzzyOsbourne #MaxCavalera #BlackSabbath #Soulfly #Sepultura #metalneverdie