Jeff Scott Soto, conhecido por sua trajetória com Sons Of Apollo, Journey e Talisman, revisitou suas raízes e compartilhou uma mensagem emocionante sobre o marco de 40 anos de Marching Out, segundo álbum do gênio sueco da guitarra, Yngwie Malmsteen.
“Acho que é mais correto dizer que o álbum que deu início a toda essa jornada para mim foi o de estreia de Yngwie em 1984, mas para mim pessoalmente, este é o que me colocou no mapa! Feliz 40º Aniversário de Marching Out. Sim, pessoal, em meio a muitos sites que afirmam que foi lançado em setembro de ’85, eu sei que foi em 19 de agosto de 1985, pois foi lançado pouco antes da banda fazer seu primeiro show sem mim no microfone, Day On The Green em Oakland, também em agosto de 1985.”
O vocalista revelou detalhes de bastidores da época, lembrando o processo de gravação e a juventude da formação:
“Nós gravamos pouco depois que o álbum de estreia foi finalizado. Acho que meus últimos vocais foram feitos em 30 ou 31 de dezembro de 1984. Estava programado para ser lançado no início de ’85 como o álbum ‘banda’ apropriado versus o primeiro álbum, que era principalmente instrumental e ainda não apresentava a formação ao vivo completa. Mas uma surpresa inesperada na forma de uma indicação ao Grammy forçou a gravadora a segurar o álbum até depois da exibição do Grammy para aproveitar o sucesso dele. Meus últimos shows com Yngwie foram, acredito, em maio de 1985, então Mark Boals oficialmente entrou e se preparando para a turnê em apoio a Marching Out.”
A lembrança vem carregada de nostalgia e um olhar para a energia de uma geração que mal havia saído da adolescência:
“Ainda me impressiona como todos nós éramos jovens. Anders Johansson (baterista) era o mais velho com 22 anos! Yngwie e Jens, eu acredito, tinham 21 anos, Marcel tinha 20 e eu tinha 19 fazendo toda essa música alucinante!”
O impacto de Marching Out
Lançado em 19 de agosto de 1985, Marching Out alcançou a posição 52 na Billboard 200, permanecendo por 28 semanas no chart norte-americano, além de atingir o Top 30 em outros países. Foi o álbum que consolidou Malmsteen como um fenômeno além da guitarra instrumental, apresentando um formato mais tradicional de banda.
Esse foi também o segundo disco de estúdio com Jeff Scott Soto nos vocais principais, mas seria o último até sua participação no álbum Inspiration (1996).
Quatro décadas depois, Marching Out permanece como um testemunho da ousadia da juventude e da genialidade precoce de Yngwie Malmsteen, com Soto lembrando que tudo foi feito entre garotos que mal haviam alcançado os 20 anos.
#metalneverdie #yngwiemalmsteen #jeffscottsoto #marchingout