Jay Weinberg fala sobre seu projeto solo, carreira com o Slipknot e atual fase no Suicidal Tendencies

Em entrevista ao podcast Percussion Discussion, o ex-baterista do Slipknot e atual integrante do Suicidal Tendencies, Jay Weinberg, compartilhou detalhes sobre seu aguardado projeto solo, que está sendo desenvolvido há mais de uma década.

Projeto solo em andamento

Jay revelou que está trabalhando em músicas autorais desde seus vinte e poucos anos:

“É basicamente só eu, mas também estou convidando amigos com quem sempre quis colaborar. Estou no meio desse processo agora e tentando entender como levar isso para um ambiente ao vivo onde sei que não conseguirei tocar todos os instrumentos ao mesmo tempo.”

Ele destaca que está explorando uma paleta sonora diversa, mas fiel às suas influências. Durante a turnê com o Suicidal Tendencies e Metallica, pretende aproveitar os intervalos para realizar eventos solo em formato de clínica musical.

“É muito empolgante. Descobrir esses empreendimentos mais independentes me inspira. Mas há muita organização envolvida.”

Desafios com o Slipknot

Jay também comentou sobre o desafio de tocar com o Slipknot, usando máscara e macacão durante os shows:

“A música é apenas um componente do quadro maior. O compromisso com a arte, a fisicalidade e tudo o que envolve a banda exige tudo de você. E não há como se preparar a não ser fazendo.”

Ele mencionou como os momentos criativos e a transição após a morte do baixista Paul Gray marcaram profundamente sua trajetória na banda:

“Foi um período de renascimento. Havia muito o que lamentar, mas também muito a celebrar.”

Reflexão sobre sua saída do Slipknot

Sobre sua saída inesperada do Slipknot em novembro de 2023, Jay preferiu ser cauteloso:

“Passei dez anos comprometido exclusivamente com essa banda. Há muito a ser refletido, e estou fazendo isso de maneira responsável, com o apoio de um terapeuta. Haverá um momento em que falarei mais sobre isso — só não ainda.”

Weinberg entrou no Slipknot em 2013, substituindo Joey Jordison, e participou de três álbuns de estúdio: “.5: The Gray Chapter”, “We Are Not Your Kind” e “The End, So Far”. Em 2024, foi oficialmente substituído por Eloy Casagrande, ex-baterista do Sepultura.

Nova fase com o Suicidal Tendencies

Atualmente, Jay integra o Suicidal Tendencies, onde também divide palco com:

  • Mike Muir (vocal)
  • Dean Pleasants (guitarra solo)
  • Ben Weinman (guitarra base, ex-The Dillinger Escape Plan)
  • Tye Trujillo (baixo, filho de Robert Trujillo do Metallica)

Jay fez sua estreia ao vivo com o Suicidal Tendencies em março de 2023, em Osaka, Japão. Ele também foi anunciado como baterista do Infectious Grooves, projeto paralelo liderado por Robert Trujillo e Mike Muir.