Europe no Brasil: prepare-se para o maior uníssono de tecladinho da história

🎹 “The Final Countdown” e a Eterna Saga do Europe: A Banda Que Nunca Sai de Cena

Abril está sendo um mês épico para os fãs de hard rock no Brasil, e a lenda sueca Europe está no centro dessa tempestade sonora. A banda — eternamente associada ao hino planetário “The Final Countdown” — se apresenta nesta quarta-feira, 16 de abril, no Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, ao lado de Scorpions, Judas Priest e Kisser Clan, como parte do megafestival Arena of Rock.

Mas a jornada do Europe no Brasil não para por aí. A lendária (e às vezes injustamente odiada) banda sueca sobe ao palco do Monsters of Rock 2025 no sábado, 19 de abril, em São Paulo, ao lado de nomes como Judas Priest, Opeth, Stratovarius, Queensrÿche, Scorpions e até Savatage.

Sim, é aquela banda. Aquela que fez você ouvir um teclado e automaticamente pensar: “Tá começando a tocar The Final Countdown, né?”
Spoiler: está sim.

Mas será que o Europe é só isso?


O Peso de um Hit Inesquecível

“The Final Countdown”, lançada em 1986, virou um hino atemporal do hard rock. Esqueça se você acha brega. O riff de sintetizador é um dos mais reconhecíveis da história da música. O disco vendeu mais de 15 milhões de cópias e colocou o Europe no mapa do planeta inteiro — um feito e tanto para uma banda vinda de Upplands Väsby, na Suécia.

Aliás, Joey Tempest escreveu a música inspirado por… David Bowie. A letra é praticamente sci-fi, sobre partir para Vênus, com uma melodia que poderia estar num videogame de fliperama ou numa final de campeonato dos anos 90.


Europe Além do Teclado

Sim, a banda tem muito mais que “The Final Countdown” — ainda que nada tenha atingido o mesmo patamar comercial.
Músicas como “Carrie”, “Rock the Night” e “Superstitious” mostram que o Europe sempre teve bons refrões, solos bem encaixados e Joey Tempest mandando bem nos vocais. A banda inclusive soube se reinventar ao longo das décadas: deixou o som mais cru nos anos 2000 e ganhou respeito renovado com álbuns como War of Kings (2015) e Walk the Earth (2017).

Mesmo que você só conheça “The Final Countdown”, a verdade é que o Europe nunca parou. Eles continuam na ativa, lançando álbuns, excursionando e — claro — encerrando todos os shows com aquele riff.


Europe no Brasil: Prepare-se

No próximo sábado, o Europe sobe ao palco do Monsters em São Paulo com um repertório que promete incluir os clássicos obrigatórios e algumas surpresas. Se você vai pelo meme ou pela nostalgia, tudo bem. Mas aproveite para ver uma banda que, com todos os altos e baixos, seguiu firme por mais de quatro décadas.

E cá entre nós… “The Final Countdown” vai ser gritado por 40 mil pessoas como se fosse a última música do planeta. E isso, meu amigo, ainda é o poder do rock.


#Europe #TheFinalCountdown #MonstersOfRock #JoeyTempest #Scorpions #JudasPriest #HardRock #MetalNeverDie #RockÉPraSempre