
Sharon Osbourne falou com a BBC News e Reuters sobre o próximo concerto de reunião do BLACK SABBATH, que acontecerá em 5 de julho na cidade natal original da banda, Birmingham, Reino Unido.
Ozzy e o restante da formação original do BLACK SABBATH – o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward – se apresentarão uma última vez como parte de um evento beneficente em Villa Park, com a participação de várias bandas que foram inspiradas por eles, incluindo METALLICA, PANTERA, SLAYER, GOJIRA e ANTHRAX.
O concerto, chamado ‘De Volta ao Início’, foi anunciado em Villa Park na quarta-feira, 5 de fevereiro, por Sharon e Tony.
A arrecadação do show apoiará o Cure Parkinson’s, o Birmingham Children’s Hospital e o Acorn Children’s Hospice, um hospital infantil apoiado pelo Aston Villa.
O concerto marcará a primeira vez que Osbourne, Iommi, Butler e Ward tocarem juntos em 20 anos.
Ozzy, que revelou em 2020 que foi diagnosticado com a doença de Parkinson, fará um breve solo antes de se juntar aos seus colegas do SABBATH para o final do show, marcando seu último concerto.
Sharon disse à BBC News sobre Ozzy: ‘Ele está ótimo. Ele está realmente ótimo. Ele está muito animado com isso, em estar com os caras novamente e todos os seus amigos. É emocionante para todos’.
De acordo com Sharon, Ozzy, que interrompeu a turnê ‘por enquanto’ em 2023 depois de uma extensa cirurgia na coluna vertebral e adiou sua turnê ‘No More Tours 2’ várias vezes devido a doenças, à pandemia e problemas logísticos, não fará mais shows após o evento em Villa Park.
‘Ozzy não teve a chance de se despedir de seus amigos, de seus fãs, e ele sente que não houve um ponto final’, explicou. ‘Este é o seu ponto final’.
Além disso, haverá uma performance de um ‘grupo de músicos’ que inclui Duff McKagan e Slash (GUNS ‘N’ ROSES), Billy Corgan (THE SMASHING PUMPKINS), Fred Durst (LIMP BIZKIT), K.K. Downing (JUDAS PRIEST), Jake E. Lee (OZZY OSBOURNE), Wolfgang Van Halen (VAN HALEN, MAMMOTH WVH) e Tom Morello (RAGE AGAINST THE MACHINE).
‘É uma quantidade infinita de pessoas’, disse Sharon. ‘Eles vão tocar algumas músicas do SABBATH, algumas músicas do Ozzy, e tudo vai se misturar. Diferentes grupos vão se apresentar, mas todos são ícones’.
A formação original do BLACK SABBATH se apresentou pela última vez em 2005. Desde então, o SABBATH fez reuniões parciais, mas nunca com sua formação original.
‘Para o Ozzy neste momento, é realmente: ‘Eu te amo e boa noite”, disse Sharon à Reuters.
Ela acrescentou que Ozzy estava bem e animado com o show. ‘Isso o estimulou’, disse. ‘Ele está muito, muito animado e muito grato por poder fazer isso’.
Os ingressos serão vendidos a partir de 14 de fevereiro.
BLACK SABBATH é considerado um pioneiro do heavy metal e foi formado em 1968 em Aston, Birmingham.
BLACK SABBATH vendeu mais de 75 milhões de álbuns em todo o mundo e foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame em 2006, ganhou um Lifetime Ivor Novello Songwriting Award em 2015 e recebeu um Grammy Lifetime Achievement Award em 2019.
A banda possui uma estrela na Broad Street Walk Of Stars em Birmingham, ao lado de estrelas individuais, juntamente com um banco em sua homenagem.
Em fevereiro de 2017, o SABBATH encerrou a turnê ‘The End’ em Birmingham, finalizando a carreira de 49 anos inovadores do quarteto.
‘O Fim’ foi a última turnê do SABBATH porque Iommi, diagnosticado com linfoma no final de 2011, não pode mais viajar por períodos prolongados.
Iommi revelou seu diagnóstico de câncer no início de 2012, pouco depois do SABBATH ter anunciado uma turnê e um álbum de reunião. Ele passou por tratamento durante a gravação do disco, intitulado ’13’, e a turnê subsequente para promovê-lo.
O guitarrista do BLACK SABBATH foi submetido com sucesso a uma operação em janeiro de 2017 para remover um caroço não cancerígeno de sua garganta.
’13’ foi o primeiro álbum em 35 anos a contar com Iommi, Osbourne e Butler tocando juntos.
Ward estava a bordo da reunião do SABBATH quando foi anunciada há 13 anos, mas desistiu logo depois. O baterista alegou mais tarde que ficou de fora das sessões de gravação e de turnê devido a termos contratuais injustos, embora os membros do SABBATH tenham insinuado em outras entrevistas que ele não estava fisicamente preparado para a tarefa.
Os quatro membros originais do SABBATH estavam presentes quando a banda anunciou sua última reunião no final de 2011. Mas Ward deixou o grupo em 2012, citando um contrato ‘impossível de assinar’, e Osbourne, Iommi e Butler continuaram com seu álbum ’13’, produzido por Rick Rubin, e turnês internacionais extensas sem ele.