
A Rhino High Fidelity (Rhino Hi-Fi) deu início à sua série de reedições de vinil premium e edição limitada com dois álbuns essenciais do hard rock:
- “Paranoid” – Black Sabbath
- “Love It To Death” – Alice Cooper
Disponíveis a partir de hoje, esses relançamentos trazem uma experiência sonora superior em vinil preto de 180 gramas, limitados a 5.000 cópias numeradas. Ambos custam $39.98 e podem ser adquiridos exclusivamente no Rhino.com e em lojas selecionadas da WMG.
BLACK SABBATH – “PARANOID” (1970)
Lançado em 18 de setembro de 1970, apenas oito meses após a estreia autointitulada da banda, “Paranoid” definiu o modelo do heavy metal como o conhecemos hoje. Com clássicos como “War Pigs”, “Iron Man”, “Planet Caravan” e “Paranoid”, o álbum alcançou o topo das paradas no Reino Unido, recebeu certificação 4x-Platina pela RIAA e se tornou o LP mais vendido do Black Sabbath.
Reconhecimentos
🎸 Rolling Stone: #1 na lista “100 Maiores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”
🎸 Rolling Stone: Incluído nos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos”
🎸 Guitar World: “50 Maiores Álbuns de Guitarra de Todos os Tempos”
🎸 Pitchfork: Nota 9,5/10
Hoje, “Paranoid” segue relevante, acumulando mais de 1,2 bilhão de streams no Spotify.
O Processo de Gravação
Tom Allom, engenheiro de som do álbum, relembrou o processo de gravação das faixas em apenas dois dias nos estúdios Regent Sound e Island, em Londres.
“Acho que a guitarra foi a coisa mais alta que já ouvi na vida. Tony Iommi tinha dois 4×12 na sala… Deus, era alto! Estou surpreso que ele conseguia ouvir a bateria.”
Os vocais únicos de Ozzy Osbourne em faixas como “Iron Man” e “Planet Caravan” foram criados com um modulador de anel, um efeito sonoro popular na época, usado até na série britânica Doctor Who para as vozes dos Daleks.
Faixas – “Paranoid”
Lado 1
✔ “War Pigs” / “Luke’s Wall”
✔ “Paranoid”
✔ “Planet Caravan”
✔ “Iron Man”
Lado 2
✔ “Electric Funeral”
✔ “Hand Of Doom”
✔ “Rat Salad”
✔ “Jack The Stripper” / “Fairies Wear Boots”
ALICE COOPER – “LOVE IT TO DEATH” (1971)
Lançado em 9 de março de 1971, “Love It To Death” trouxe Alice Cooper para o mainstream com seu estilo único de shock rock. O álbum recebeu certificação Platina pela RIAA e foi impulsionado por sucessos como “I’m Eighteen”, “Caught In A Dream” e “Sun Arise”.
Reconhecimentos
🎸 Rolling Stone: Nos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos”
🎸 Classic Rock: 4,5 de 5 estrelas, chamando-o de “progressivo, mas com o swagger de garagem”
A faixa “I’m Eighteen” acumula mais de 52 milhões de streams no Spotify, influenciando bandas como Anthrax e Sonic Youth, que regravaram algumas das faixas do álbum.
O Processo de Produção
O co-produtor Bob Ezrin, que moldou o som da banda e ajudou a consolidar Alice Cooper como um ícone do rock, relembra a experiência:
“Entrei como fã. Queria capturar a energia deles ao vivo e fazer isso funcionar em um disco. Esse álbum mudou minha carreira e minha vida.”
Faixas – “Love It To Death”
Lado 1
✔ “Caught In A Dream”
✔ “I’m Eighteen”
✔ “Long Way To Go”
✔ “Black Juju”
Lado 2
✔ “Is It My Body”
✔ “Hallowed Be My Name”
✔ “Second Coming”
✔ “Ballad Of Dwight Fry”
✔ “Sun Arise”
A Qualidade Rhino Hi-Fi
A Rhino High Fidelity estabeleceu um novo padrão de qualidade para relançamentos de vinil, seguindo a tradição de 45 anos da Rhino em edições de áudio premiadas.
🔸 Masterização: Cortes feitos por Kevin Gray
🔸 Prensagem: Optimal (vinil 180g)
🔸 Capas premium: Estilo tip-on, recriando a estética clássica dos LPs originais
A Rhino Hi-Fi continuará lançando dois álbuns clássicos por trimestre, explorando o catálogo da Warner Music e trazendo aos fãs edições definitivas de álbuns icônicos de rock, blues, jazz, pop e muito mais.
🔗 Garanta sua cópia exclusiva no Rhino.com!