Bruce Dickinson, lendário vocalista do Iron Maiden, surpreendeu o público ao cantar o hino nacional dos Estados Unidos neste domingo (14 de setembro) no Acrisure Stadium, antes da partida entre o Pittsburgh Steelers e o Seattle Seahawks pela NFL.
Sem banda, sem playback, só na raça: Dickinson mandou uma versão a cappella de “The Star-Spangled Banner” e mostrou que, além de ser um dos maiores nomes do heavy metal, também encara tranquilamente um estádio lotado em território do futebol americano.
O convite foi revelado dias antes, quando Bruce contou em entrevista à soprano Elizabeth Zharoff que teria a missão de abrir o jogo cantando o hino. Brincando com a situação, ele comentou: “Vou fazê-lo a cappella e tudo mais, e contanto que você comece no lugar certo, tudo bem.”
A preparação teve até pitaco brasileiro: “Estávamos no Brasil [alguns dias atrás para uma aparição em um festival] e eu estava conversando com a banda punk, meus amigos, BAD RELIGION. E o cara disse: ‘Ah, você vai cantar o hino?’ Ele disse: ‘Porra, certifique-se de começar baixo.’”
Não foi a primeira vez que ele se arriscou: no último dia 11, em Boston, Bruce já havia testado o hino durante um show solo, avisando ao público que seria seu “ensaio geral” para o evento esportivo.
O momento de Pittsburgh também ganha contornos mais simbólicos porque Bruce tem uma relação direta com o 11 de setembro de 2001 — ele estava em Nova York no dia dos ataques e já contou em entrevistas como viveu de perto aquela tragédia.
Atualmente, Dickinson está na estrada com a turnê “The Mandrake Project Live 2025”, promovendo seu mais recente álbum solo The Mandrake Project (lançado em março de 2024).
Vídeos da performance já circulam nas redes, provando que mesmo fora do universo do metal, Bruce segue entregando momentos históricos.
👉 Confira a matéria completa e mais novidades no portal da MND:
🌍 metalneverdie.com
#BruceDickinson #IronMaiden #NFL #PittsburghSteelers #BadReligion #TheMandrakeProject #HeavyMetal #MetalNeverDie