
Numa nova entrevista com Joshua Toomey, do podcast Talk Toomey, o ex-guitarrista do TYPE O NEGATIVE, Kenny Hickey, foi questionado se estaria aberto a se juntar aos outros membros sobreviventes do TYPE O NEGATIVE para realizar um concerto tributo a Peter Steele com vários músicos convidados. Ele disse (como transcrito pelo BLABBERMOUTH.NET): “Acho que sim. Eu faria algo assim, absolutamente. Porque neste ponto, a banda pareceu transcender para uma nova geração e tal. E acho que seria muito bacana ter alguns cantores-chave, caras reais, ou talvez um cara ou qualquer coisa assim, para vir e fazer como um tributo. Absolutamente. Talvez quatro ou cinco shows, algo assim. Se conseguirmos que Josh Silver, o ex-tecladista do TYPE O NEGATIVE, tope, sim, eu participaria”.
Quando perguntado se Josh é “o ponto de impedimento para coisas assim”, Kenny respondeu: “Josh é só, tipo, ele acabou com a música. Ele sente que seguiu em frente, mas eu não sei. Vamos ver. ‘Você fica nostálgico depois de um tempo, entende o que quero dizer?”.
Hickey acrescentou: “Então, isso pode acontecer. Você nunca pode dizer nunca”.
Em junho de 2023, Kenny Hickey foi questionado por Scott Penfold, do Loaded Radio, se ele estava surpreso com a popularidade duradoura de sua antiga banda, quase 15 anos após a morte do líder do TYPE O NEGATIVE. Ele respondeu: “Sim. É surpreendente, e sou muito grato por isso. Quer dizer, a banda transcendeu, o que é incrível. Alcançou toda uma nova geração. Estamos melhores do que estávamos antes de Peter partir. [Risos] [Há] um ressurgimento nisso. O que é bom. É um testemunho ao trabalho que dedicamos e à honestidade que colocamos nele e aos anos de suor. Havia realismo na música”.
Kenny mais uma vez falou sobre a possibilidade de ele e os outros membros sobreviventes do TYPE O NEGATIVE realizarem um concerto tributo a Peter Steele com vários músicos convidados. Ele disse: “Pessoas nos abordaram para tentar reformar a banda com um cantor e fazer uma turnê. Porque todo mundo quer ganhar dinheiro. Pessoalmente, não achamos que Peter seja substituível por ninguém, e simplesmente não funcionaria”.
Ele continuou: “Um tributo que eu adoraria fazer. Tenho certeza que Johnny Kelly, na bateria, adoraria fazer. Sei que Josh não faria, porque está recolhendo partes do corpo no East New York [durante seu trabalho como paramédico]. Ele não vai parar com isso para começar a ensaiar. Mas sim, faríamos com músicos convidados e tal. Se alguém tivesse a ideia e organizasse e fizesse a logística, com certeza — eu estaria dentro”.
Quando Penfold observou que Kelly anteriormente escolheu Ann Wilson, do HEART, como cantora que gostaria de interpretar as partes de Steele durante um hipotético concerto tributo, Hickey disse: “Ann Wilson seria ótima, mas ela provavelmente nunca ouviu falar de nós”.
Quanto a quem ele escolheria para cantar em tal evento, Kenny disse: “Axl Rose, do GUNS N’ ROSES”. Ele acrescentou que “seria muito legal” ouvir Axl cantar uma música como “Love You To Death” do TYPE O.
Peter Steele faleceu em abril de 2010 de insuficiência cardíaca aos 48 anos de idade. Nascido como Petrus T. Ratajczyk em 4 de janeiro de 1962 no Brooklyn, Nova York, ele tinha 2,01 metros de altura e uma voz grave e pesada, que era uma das características mais reconhecíveis na música do TYPE O NEGATIVE.
Antes de formar o TYPE O NEGATIVE, Steele tocou no grupo de metal FALLOUT e na banda de thrash CARNIVORE.
Numa entrevista de fevereiro de 2022 com Loaded Radio, Kelly foi questionado se já houve alguma conversa sobre realizar um concerto em honra ao falecido líder do grupo, Peter Steele. Ele respondeu: “Conversa de café. Nunca houve uma consideração séria, tipo, devemos fazer algo? Será que há um ponto em fazer isso? Ou também, é apenas um oportunismo descarado? Então todas essas coisas passam pela sua cabeça.
“As pessoas celebram [Peter] o tempo todo”, continuou. “Eles fazem isso diariamente. Vejo isso online o tempo todo e o impacto que ele teve.
“Talvez mais adiante pode ser que haja algo que… eu não sei. Mas sei que para mim, teria que incluir Kenny e Josh também. Qualquer coisa que façamos, teria que ser nós três. E não há como fazer com que Josh faça algo assim. [Risos]”