MND NA GRADE: SÃO PAULO ROCKFEST | 29/03/2025

Salve pessoal! Bem vindos a nossa coluna de shows de bandas emergentes, trazendo todo o nosso relato e a importância de destaques de bandas que proporcionam e perpetuam o Metal nas nossas terras tupiniquins e movimentações que poderiam ser cada vez mais frequentes. O nosso intuito é trazer o que geralmente ainda temos como pontos a alinhar: Comunicação! Tanto dos artistas, como de músicos, como de bandas, como de cidades, estados, regiões e países.

Indo diretamente ao assunto: No último final de semana rolou o São Paulo Rockfest, um evento da Secretaria de Cultura de São Paulo em parceria com a Associação Consciência Cultural ( que falaremos sobre ela por aqui logo mais) com o intuito de fomentar nossa cena em várias regiões de São Paulo. Todos esses eventos são gratuitos.

Sobre o Evento

Essa edição rolou na Praça Dilva Gomes Martins (conhecido também como Praça do Morcegão, na Artur Alvin / Zona Leste) com as bandas Korzus, Válvera, Veneno de Alice, Insones e Rockstar Club. Agora vamos aos pontos, até de um ponto de vista de alguém q faz parte da Associação hoje em dia. Então vamos ao pontos fracos e pontos fortes ( Lembrando que apenas o meu ponto de vista e estamos abertos ao bate papo para cada vez melhorar ais o evento em si.

PONTOS FRACOS

Tirando o Sol que estava extremamente too Much ( Claro que ninguém tem culpa nisso) e que acabava deixando o público longe embaixo das árvores e tal, ainda temos a falta de mais comprometimento das Bandas para apoiar o movimento da Associação. Ao poucos isso ta sendo quebrado com algumas bandas comparecendo. Mas ainda da pra fazer mais quando todos que querem públicos nos Shows aprenderem a ser publico também.
Outra coisa que poderia se pensar é a organização e praticidade das trocas de palco com uma trilha sonora com as bandas participantes.
O Técnico de som geral também precisa levantar da mesa e ir ate a frente do palco para entender e sacar como que o som está indo para o público. Mesmo que a banda acaba não levando ( o qual vai ser a maioria), o cuidado com os artistas pode ser melhor ainda. Isso acaba trazendo até mais credibilidade com todos, até com o próprio Evento. E os artistas também precisam se preocupar com o cuidado das próprias coisas. E não só isso, ter mais senso critico e continuar apoiando as bandas depois de tocarem no evento. Infelizmente ainda temos esse costume chato de tocar e ir embora.

PONTOS FORTES

A Estrutura estava impecável. Foram poucas as vezes que vi esse cuidado no Rider técnico para as bandas atuais. Outro ponto que achei interessante foi a ordem do line e imagino o risco de colocar o Korzus no meio do dia. Aproveitando, QUE SHOW FODA DO KORZUS! Uma coisa que vale como ponto das outras bandas, participantes ou não, sacarem como uma banda grande (e Injustiçada pela grande mídia) se comporta com tamanho profissionalismo. Som Impecável, iluminação, domínio de palco.. sou suspeito pela metade da bandas serem de amigos e conhecidos.. mas PQP! Essas aulas de quem saca e manja de som deveriam reparar. Você ver as pessoas, que nunca escultariam , chegarem perto e começarem a balançar a cabeça… impagável! Outra coisa que é fodastico, é o acesso a todos artistas participantes dos eventos… Merch a vontade, fotos, autógrafos, trocas de experiencias entre público e network a rodo. E o melhor de tudo… Ter um movimento trazendo a força e representatividade para todos essas pessoas e vamos falar sobre eles um pouco agora ( E o melhor que também não sou os únicos)

ASSOCIAÇÃO CONSCIÊNCIA CULTURAL

A ACC ( Associação Consciência Cultural) foi idealizado por um cara responsável por grandes eventos paulista como Rockfunfest, Tenesse Fest, Rock na Praça, entre outros, chamado Fabricio Ravelli. Com está descrito no site da associação: “Somos mais que uma associação. Somos uma comunidade”, Ravelli tem um propósito bem claro: a profissionalização das bandas, tendo uma carreira sustentável, oferecendo conhecimento, estruturas e democratização ao acesso geralmente privilegiando outros gêneros musicais mais populares. Uma outra forma das bandas serem representadas e valorizadas como todo artista deve ser.Convido a todos a acessarem o site deles para mais informações.: https://www.conscienciacultural.com.br/

Aguardem mais resenhas do MND NA GRADE, tanto sobre os São Paulo RockFest, como outros eventos com bandas autorais independentes…

Até mais!
Por: @alessandro_bob
Foto de Capa: @caikescheffer