
A banda de rock multi-platina CHEVELLE está de volta com sua primeira música nova em quatro anos. Hoje, a banda lançou o vídeo para o novo single “Rabbit Hole (Cowards, Pt. 1)”. É uma música intensa e enérgica, com mais ganchos do que uma caixa de iscas e vocais alternando entre o agressivo e o melódico. A tensão de empurrar e puxar define a canção, que leva a um emocionante e dissonante breakdown no final. Simplificando, valeu a pena esperar. Assista ao visualizador abaixo.
CHEVELLE diz: “Que tal todos nós colocarmos nossos chapéus de alumínio, tomarmos um Dunkies e mergulharmos fundo no doomscrolling. Se isso soa como seu tipo de coisa, temos uma nova música chamada ‘Rabbit Hole (Cowards, Pt. 1)’. Aproveite.”
No início desta semana, CHEVELLE anunciou seu retorno aos palcos com convidados especiais ASKING ALEXANDRIA e DEAD POET SOCIETY. Produzida pela Live Nation, a turnê de 38 cidades começa em 7 de agosto no Boeing Center at Tech Port em San Antonio, Texas, passando por toda a América do Norte em cidades como Chicago, Nova York e Los Angeles, e termina em 2 de outubro em Airway Heights, Washington, no BECU Live at Northern Quest.
Durante uma aparição no episódio de dezembro de 2024 do podcast “Anti-Heroes With Zach Blair”, Pete Loeffler, líder e principal compositor do CHEVELLE, falou sobre o status do novo álbum de estúdio da banda, que está previsto para ser lançado em 2025. A sequência de “Niratias” de 2021 marcará o primeiro lançamento do CHEVELLE pela Alchemy Recordings após uma longa parceria com a gravadora Epic. A Alchemy Recordings é uma gravadora criada em parceria entre Dino Paredes, ex-vice-presidente de A&R da American Recordings, e Danny Wimmer, fundador da Danny Wimmer Presents, a principal empresa de produção de festivais de música rock nos Estados Unidos.
Pete disse: “Não sabemos quando [o novo álbum do CHEVELLE será lançado], mas esperamos lançar um single em breve, no próximo mês. Então, se todos na nossa equipe concordarem qual será.”
Pete continuou dizendo que o CHEVELLE “está realmente no processo de falar com gerentes novamente”. Ele explicou: “Não temos um gerenciamento no momento. Temos estado assim desde ’21. Demitimos todo mundo. Quero dizer, temos todos os outros membros da equipe — agentes — e acabamos de começar a entrevistar alguns gerentes. E isso, esperamos, vai ser uma coisa boa. Vamos ver.”
No último julho, Sam Loeffler, baterista do CHEVELLE e irmão de Pete, contou ao TribLive.com sobre o próximo LP da banda: “Esperávamos já ter terminado. É como arrancar dentes. Escrever um álbum e fazer tudo isso é como arrancar seu cabelo e depois tentar colocá-lo de volta. Os escritores adoram ter escrito, é o que eu aprendi. É torturante para o meu irmão. É torturante porque tem muitos fatores para fazer algo ótimo. E quanto mais tempo você convive com isso, mais mudanças você vai fazer. Então isso faz com que você nunca queira lançá-lo. Você nunca quer puxar o pino e lançar a granada porque você pensa, bem, fica melhor toda vez que eu olho para isso.”
Quanto ao álbum de 10 músicas — que foi produzido pelos próprios membros do CHEVELLE — Sam disse: “Estamos sempre inclinados para o pesado. [Mas] essas duas últimas músicas em que estamos trabalhando agora são definitivamente diferentes de tudo que fizemos, embora ‘Niratias’, nosso último álbum, eu ache que foi um retrato realmente importante do que estamos aprendendo sobre escrever e sobre música. Este definitivamente soa diferente do que apenas música rock, definitivamente diferente.”
Em 2022, Sam contou ao Knotfest’s Cori Westbrook sobre o processo de composição de músicas do CHEVELLE: “Bem, Pete é nosso compositor, então ele é nosso letrista e tudo mais. Basicamente, ele escreve sobre o que está acontecendo ao seu redor. Se ele está levando o lixo pra fora aquela noite ou teve um dia ruim dirigindo, ele está assistindo a um documentário que realmente o afetou, ele ouve um podcast — então ele está escrevendo sobre essas coisas. Se você consegue internalizar esse tipo de coisa, eu acho que você tem muito sobre o que escrever. Não precisa ser apenas um relacionamento — com seu pai ou seu significante. Eu acho que esses são sentimentos bastante poderosos — eu entendo — mas se você puder trazer todas essas outras coisas da sua vida diária, há muito mais para escrever. Então, quanto à inspiração, não é difícil de encontrar; está em toda parte; está ao seu redor. E especialmente hoje em dia, temos tanto acesso ao que está acontecendo ao nosso redor que há ainda mais ideias para extrair.”
Em uma entrevista separada com o Heavy New York, Sam disse que ele e Pete “tínhamos um monte de músicas escritas… Porque é isso que fazemos — você coloca música, você escreve… Será nosso primeiro disco em muito tempo não com uma grande gravadora, o que é nem aqui nem lá,” ele adicionou. “A Epic Records fez muitas coisas boas; estivemos com eles por um longo tempo, mas terminamos esse contrato agora. Então agora estamos fazendo algo diferente. E vamos ver o quanto é diferente.”
Lançado em março de 2021 pela Epic Records, “Niratias” foi gravado ao longo de 2019 e 2020 com o produtor de longa data Joe Barresi (AVENGED SEVENFOLD, QUEENS OF THE STONE AGE). A arte do álbum foi desenhada por Boris Vallejo — o famoso e premiado artista é responsável pelos cartazes usados em filmes como “Knightriders” e “National Lampoon’s Vacation”, bem como capas icônicas de romances de ficção científica dos anos 70 e 80 e revistas (como Heavy Metal).
Ao longo de sua carreira, os roqueiros de Chicago geraram quase meio bilhão de streams, alcançaram sete hits número 1 e esgotaram shows em todo o mundo. Seu catálogo inclui o duplo-platinado “Wonder What’s Next”, que conta com o sucesso duplo-platinado “The Red” e o hit platinado “Send The Pain Below”. “This Type Of Thinking (Could Do Us In)” alcançou status de platina, enquanto “Vena Sera” foi certificado ouro. O CHEVELLE alcançou quatro estreias no Top 10 da Billboard 200, incluindo “Sci-Fi Crimes” (2009), “Hats Off To The Bull” (2011), “La Gárgola” (2014) e “The North Corridor” (2016). Os dois últimos alcançaram o primeiro lugar no Top Rock Albums chart.