Mr. Lordi Fala (Lordi) Fala Sobre o Metal Finlandês, Inverno Eterno e Acordes Menores

Em uma fria noite de março na Inglaterra, a MetalTalk teve o prazer de conversar por telefone com Mr. Lordi, o carismático vocalista da banda finlandesa Lordi. Existe um ditado britânico que diz que alguém pode “falar pela Inglaterra” — e, neste caso, Mr. Lordi pode muito bem falar pela Finlândia inteira. A entrevista, originalmente planejada para durar meia hora, acabou se estendendo por uma hora cheia de boas histórias e opiniões afiadas. Se não tivéssemos ficado sem perguntas, ele estaria falando até agora.

Por que há tantas bandas de metal na Finlândia?

Uma pergunta recorrente para qualquer banda finlandesa de rock ou metal é: por que a Finlândia tem tantas bandas de metal per capita?

Mr. Lordi responde com a sinceridade de sempre:

“Eu não faço a mínima ideia. Essa é provavelmente a pergunta mais comum que nos fazem, mas sinceramente… como alguém poderia saber?”

Alguns atribuem o fenômeno ao longo e escuro inverno finlandês, mas Lordi discorda:

“As pessoas tentam ser espertas e dizem que é porque temos um inverno longo e pouca luz solar. Mas esquecem que no verão o sol nunca se põe! São 24 horas de luz por três meses. E os fãs de metal não somem do país durante o verão, então isso não faz sentido.”

Segundo ele, talvez seja uma questão cultural ou até genética:

“Pode ser algo nos nossos genes. Talvez simplesmente gostamos mais de música melancólica. Os suecos, por exemplo, são vistos como mais felizes, mais pop. Já os finlandeses são quietos, introspectivos. Preferimos acordes menores, e isso se reflete na nossa música folclórica.”

No fim das contas, Mr. Lordi admite:

“Provavelmente é uma combinação de fatores… mas eu não sei dizer com certeza, mesmo se minha vida dependesse disso. Só sei que é assim.”

Novo Álbum e Turnê: Deadition em Alta

Enquanto falava com a MetalTalk, Mr. Lordi estava em plena atividade. O mais novo álbum da banda, “Limited Deadition”, foi lançado na última sexta-feira, marcando mais um capítulo criativo em sua carreira monstruosa.

A Limited Tour ’25 – First Deadition já passou por duas datas na Finlândia e agora segue para a Polônia e Holanda. Na sequência, Lordi desembarca no Reino Unido para uma série de seis shows, passando ainda por França e Bélgica.

Mas não para por aí — uma nova fase da turnê, chamada “Second Deadition”, já foi anunciada, com datas estendidas pela Espanha e Alemanha.

Mr. Lordi pode até não saber ao certo por que o metal pulsa tão forte nas veias da Finlândia, mas ele segue como um dos seus maiores representantes — com honestidade, senso de humor e, claro, muito peso.