
Durante uma nova entrevista para a Lifeminute TV, publicada em 20 de março, o vocalista e guitarrista do Megadeth, Dave Mustaine, compartilhou sua opinião sincera sobre o nu-metal, além de abordar sua visão mais ampla sobre o estado atual da música.
Ao lado de sua esposa, Pamela, e da filha, Electra, Mustaine participou do programa para falar sobre o projeto familiar de vinhos House of Mustaine, mas como era de se esperar, o tema música veio à tona rapidamente.
Mustaine sobre o nu-metal
Ao ser questionado sobre o subgênero, Mustaine foi direto:
“Houve um período em 2000 em que tínhamos essas bandas chamadas – acho que era ‘nu-metal’, e eles não faziam solos. Bem, por que eles não faziam solos? Eles não conseguiam fazer solos, e graças a Deus esse gênero desapareceu. As pessoas começaram a aprender a fazer solos. Eu diria, sabe, se você está em uma banda de nu-metal, provavelmente teria dificuldades até mesmo para tocar Johnny B. Goode, do Chuck Berry. Então, estou feliz que [o nu-metal] tenha desaparecido.”
Sobre a nova geração de bandas
Mustaine também foi perguntado sobre bandas modernas e se alguma chamou sua atenção:
“Eu gosto de algumas das músicas antigas, porque as novas… quero dizer, todos os bons acordes já foram usados.”
Ele criticou a forma como muitos discos atuais são produzidos:
“Hoje em dia, com tantos jovens compondo riffs em casa e postando online, há coisas boas e ruins. Quando as pessoas fazem arte de verdade, é ótimo. Mas quando vemos discos fabricados onde os membros da banda nem tocam seus instrumentos, isso é fraude.”
Para ele, sentimento é essencial. Mustaine citou David Gilmour (Pink Floyd) como um de seus guitarristas favoritos:
“Ele conseguia fazer mais com uma nota do que muitos guitarristas hoje fazem com 12. É uma questão de sentimento.”
O poder da música
Sobre o impacto da música, Mustaine disse:
“Depende. Um ditado que me vem à mente é: ‘A música acalma a fera selvagem.’ Acho que isso é bastante preciso, dependendo do tipo de música. Mas se você toca metal moderno com vocais gritados, isso também faz sentido — porque muitos desses caras não conseguem cantar. Eles estão fazendo o melhor que podem.”
Críticas passadas ao nu-metal
Essa não é a primeira vez que Mustaine critica o nu-metal. Em entrevista à rádio WSOU 89.5FM, em 2022, ele afirmou que o Megadeth “ria” das bandas de nu-metal com as quais foi obrigado a dividir o palco no fim dos anos 1990.
“Não posso dizer o quanto ríamos das bandas que fomos obrigados a levar para turnê conosco, especialmente durante o período do nu-metal. Todas essas bandas que não tocavam solos…”
Entre as bandas citadas estão Korn, Coal Chamber e Static-X.
A entrevista completa com Dave Mustaine pode ser assistida no canal da Lifeminute TV no YouTube.