Soul Sign Lança Novo Single “Negative Thoughts” do Próximo Álbum “Desert Fire”

Soul Sign lançou hoje seu incrível novo single, “Negative Thoughts”. A faixa é parte do álbum “Desert Fire”, com lançamento previsto para 4 de abril de 2025. Lançado onze meses após seu último single, “Out Of The Dark – White Room”, “Negative Thoughts” marca uma nova jornada após alguns meses desafiadores.

“White Room” é uma versão empolgante do clássico do Cream, e a recepção à faixa foi excelente. “Estamos muito felizes com isso,” disse o baixista e compositor Bjorn Englen ao MetalTalk. “Rapidamente tivemos uma boa ideia ou visão do que queríamos que fosse. Acho que toda a banda estava praticamente na mesma página instantaneamente. Eu e Mike [Cancino, baterista] especialmente.”

“Negative Thoughts” é uma das cerca de quatro faixas do “Desert Fire” que nasceram quando Bjorn Englen e Mike Cancino estavam improvisando. “Eu sou o tipo de compositor que escreve enquanto toco, se estou com meu baixo. Aperto o gravar no meu telefone e a música meio que se escreve sozinha.”

“’Negative Thoughts’ foi simplesmente espontâneo. Bem, não foi analisado. Não era, bem, precisamos disso, ou precisamos desta seção aqui ou o que seja. A seção do meio, a ponte, é muito, muito única para uma faixa como essa, eu acho. As pessoas ficam surpresas.”

Bjorn diz que as letras e a composição para a música do Soul Sign geralmente são processos separados, mas acontecem aproximadamente no mesmo período. Para “Negative Thoughts”, Bjorn já tinha as letras. “Por alguma razão, as letras simplesmente pareciam se encaixar. Acho que é uma coisa subconsciente, não uma decisão consciente. O cérebro simplesmente funciona dessa maneira.”

Para o álbum, havia cinco ou seis músicas que não tinham letras. “Eu não tinha ouvido nenhuma das faixas há um tempo,” diz Bjorn, “e eu estava num avião de New Jersey para Las Vegas. Pedi um shot de bourbon ou um scotch e um café. Fiquei inspirado. Então peguei um guardanapo e comecei a escrever. Acho que escrevi letras para seis músicas em duas horas. Era como se fosse uma fonte.”

“Quando você liga a fonte, você só precisa deixá-la fluir, porque se você parar e começar a analisar as coisas, ela para. Eu sabia sobre o que a música seria. É engraçado. Eu não conseguia lembrar conscientemente qual era o arranjo de nenhuma dessas faixas. Escrevi as letras, e quando cheguei em casa, sentei no estúdio e abri as faixas.”

“Chequei as letras para fazer algumas melodias vocais e tudo se encaixou perfeitamente. Não acho que tenha algo que não tenha se encaixado. Cara, a mente subconsciente de alguma forma tem uma forma muito estranha de trabalhar nos bastidores, não é?”

Na “Desert Fire”, a guitarra de Rob Math é simplesmente sublime. Quando a música começa, tem quase uma introdução de blues ao estilo ZZ Top. Depois Mark Boals entra, e quando ele começa a cantar me fez pensar no verão.

Bjorn diz que Rob é espontâneo. “Ele é único. Ele tem muito conhecimento, mas cada lick é diferente. Ele não toca o mesmo lick repetidamente. Tudo é diferente. Ele tem uma maneira de combinar todo esse conhecimento do braço da guitarra com coisas emocionais.”

Quando está gravando guitarra, Bjor simplesmente deixa Rob tocar. “Eu posso dizer a ele, pense assim ou faça algo nesse sentido. Mas eu não gosto de interrompê-lo. Prefiro fazer cinco takes seguidos, deixá-lo tocar e então pegamos o melhor.”

“Negative Thoughts” é um excelente exemplo de como Rob constrói sua guitarra através da música. Você pode ouvir uma mistura sublime de partes de guitarra dispersas, porém maravilhosamente combinadas no ouvido esquerdo, direito e centro da sua cabeça. Quanto a Mark Boals, quando ele entra depois do solo de guitarra, sua afinação é simplesmente comovente.

“Mark é fenomenal,” diz Bjorn. “O que posso dizer? É raro que qualquer cantor masculino após os 40 continue melhorando. Sua voz está melhor do que nunca. É isso que gosto nele. Ele entrega tudo musicalmente, em termos de tonalidade e dinamicamente muito bem. Não posso dizer isso sobre todo cantor de hard rock ou metal. Ele é simplesmente excepcional.”

Soul Sign continuará os ensaios em abril. As datas nos estados do norte e sul da Califórnia serão confirmadas em breve, com shows mais distantes sendo planejados.

“Desert Fire” será lançado em 4 de abril de 2025, e o MetalTalk terá mais notícias sobre isso. Para pré-encomendas e para saber mais, visite SoulSignBand.com.