BRIAN MAY sobre a possibilidade de novas músicas do QUEEN: “Eu acho que isso poderia acontecer”

Em uma nova entrevista à revista Mojo, o guitarrista do QUEEN, Brian May, confirmou a possibilidade dele e seus colegas de banda lançarem novos materiais. “Eu acho que isso pode acontecer”, disse ele. “Tanto Roger [Taylor, baterista do QUEEN] quanto eu estamos constantemente escrevendo e criando ideias e trabalhando em nossos estúdios. Eu poderia ter os começos de uma música do QUEEN bem aqui na minha frente agora. É só ver se a ideia amadurece ou não. É ver se essa semente pode crescer.”

Em outubro passado, Taylor estava igualmente esperançoso de que o QUEEN lançaria novas músicas, contando à revista Uncut: “Eu acho que podemos.” Brian e eu estávamos conversando outro dia, e ambos dissemos que se sentimos que temos um bom material, por que não?”, continuou ele. “Ainda podemos tocar. Ainda podemos cantar. Então eu não vejo por que não.”

Em novembro de 2022, May foi questionado pela Variety se havia “alguma chance” dele, Taylor e o cantor Adam Lambert gravarem novas músicas juntos. Ele respondeu:

“Tenho que dizer que isso ainda não aconteceu, mas nós sempre trazemos o assunto à tona. Geralmente, quando estamos juntos, o show ao vivo é tudo que consumimos. Realmente não há tempo para discutir qualquer ação em estúdio. Sentimos que é isso que o público quer. E quando não estamos em turnê, Adam tem sua própria carreira. Então, suponho que a oportunidade de fazer um álbum juntos não apareça, mas não estou dizendo que não poderia acontecer.”

Há cinco anos, May e Taylor revelaram à revista Classic Rock que tentaram gravar uma nova música com Lambert, mas acabaram decidindo não lançá-la.

“Nós gravamos uma música que ainda não terminamos”, disse Taylor na época. “Eu não consigo lembrar o nome dela. Acho que ainda estávamos discutindo como deveríamos chamá-la.”

May acrescentou:

“Era uma música que tentamos adaptar, que veio de um amigo. Tinha potencial para ser uma ótima música, mas não conseguimos acertar. Não chegamos lá.”

As sessões de gravação para a música, alegadamente, ocorreram em Nashville durante uma turnê dos EUA do QUEEN + ADAM LAMBERT.

Taylor acrescentou que não descartaria um novo álbum do QUEEN com Lambert nos vocais. “Seria bom fazer algumas coisas”, disse ele. “Não descartaria isso. Adam disse, ‘Qualquer hora que vocês quiserem que eu cante em alguma coisa…’ Se os outros dois decidirem, ‘Vamos fazer algo’, eu estaria lá.”

Lambert, May e Taylor compartilharam o palco pela primeira vez durante o “American Idol” em maio de 2009 para uma performance de “We Are The Champions”. Eles se uniram novamente em 2011 no MTV European Music Awards em Belfast, Irlanda, para um final eletrizante de oito minutos de “The Show Must Go On”, “We Will Rock You” e “We Are The Champions” e no verão de 2012, Lambert realizou uma série de shows com QUEEN pela Europa, bem como datas na Rússia, Ucrânia e Polônia. Desde então, eles completaram várias turnês e se apresentaram nos maiores festivais do mundo.

Em maio de 2019, Lambert disse que não estava convencido de que era o movimento certo para ele gravar novas músicas com o QUEEN. Falando à Hunger, ele disse:

“As pessoas sempre perguntam se queremos gravar juntas, e não tenho certeza se faz total sentido, porque não seria realmente o QUEEN,因为, para mim, QUEEN é Freddie. Minha coisa favorita é colaborar e montar estes concertos e criar no palco – é super gratificante e emocionante. Apresentar essas ideias a esses dois cavalheiros – especialmente quando eles gostam da ideia.”

May anteriormente descreveu Lambert como o único cantor que a banda encontrou capaz de preencher os sapatos do icônico vocalista Freddie Mercury, que morreu em 1991 de complicações da AIDS.

“Adam é a primeira pessoa que encontramos que pode fazer todo o catálogo do QUEEN without blinking”, disse May. “Ele é um presente de Deus.” Taylor ecoou os sentimentos do guitarrista, acrescentando: “[Adam] é incrivelmente musical, e certamente levamos muito a sério tudo o que ele diz.”

Lambert, por sua vez, minimizou as comparações com Mercury, dizendo:

“Nunca haverá outro, e não estou substituindo ele. Isso não é o que estou fazendo. Estou tentando manter a memória viva e lembrar às pessoas como ele era incrível, sem imitá-lo. Estou tentando compartilhar com o público o quanto ele me inspirou.”

Em 2004, QUEEN recrutou o cantor do BAD COMPANY, Paul Rodgers, com quem completaram duas turnês mundiais e lançaram um álbum, “The Cosmos Rocks”, em 2008. Eles se separaram amigavelmente um ano depois quando Rodgers voltou para o BAD COMPANY. Desde 2011, QUEEN tem sido liderado por Lambert.

Em 2022, QUEEN compartilhou uma faixa redescoberta, “Face It Alone”, com os vocais de Mercury.