
Em uma nova entrevista com o Rock ‘N’ Roll Grad School, Don Airey, que tocou com inúmeras lendas do hard rock, incluindo BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST, OZZY OSBOURNE, DEEP PURPLE e WHITESNAKE, falou sobre o papel de um tecladista em uma banda de rock, especialmente ao colaborar com lendários guitarristas como Ritchie Blackmore, Gary Moore e Randy Rhoads. Ele disse:
“Parte do trabalho de ser um tecladista é fornecer o acompanhamento, especialmente no rock, para o guitarrista. Agora, os guitarristas são pessoas muito estranhas; eles são muito inseguros. Quanto mais talentosos, mais excêntricos e inseguros eles são, porque não sabem realmente como fazem o que fazem.”
Don continuou:
“Lembro-me de uma história sobre Randy California, que estava em uma banda com [Jimi] Hendrix no início, e ele disse, ‘Jimi, como você consegue esses sons?’ E Jimi respondeu, ‘Não sei, cara.’ Ele simplesmente não sabia. Quando você é um tecladista, você sabe como faz. Então você tem que assumir o controle da situação, até certo ponto, sem deixar o guitarrista saber e apenas fazer ele se sentir confortável. E essa é parte da coisa”
“Estou muito orgulhoso de algumas das faixas de acompanhamento que fiz, para Ritchie, Randy e especialmente Gary Moore,” acrescentou Airey. “Acho que realmente ajudei Gary a ficar feliz com o que ele estava fazendo, porque eu disse, ‘Bem, é assim que fazemos. Que tal fazer algo diferente no final?’ Você só precisa colaborar com eles e esperar que a mágica aconteça, e geralmente sempre acontece.”
Quando um dos entrevistadores observou que ser um tecladista também significa, de certa forma, aprender a ser um líder de banda, Don, que atualmente está promovendo seu novo álbum solo “Pushed To The Edge”, disse:
“Existem duas formas de liderar. Você pode liderar por trás, que é o que eu faço, digamos, em uma situação de grupo como no RAINBOW ou mesmo com o PURPLE; você só precisa estar no fundo, mas tentando empurrar as coisas para frente. Mas com esta situação, com ‘Pushed To The Edge’, eu realmente estava liderando a carga e tentando tirar o melhor das pessoas. É isso que você espera.
“Você não pode dizer às pessoas o que fazer; você só precisa fornecer o ambiente que desperta algo nelas — e em você mesmo também, você espera. [Risos] O mais importante de tudo.”
“Pushed To The Edge” será lançado em 28 de março pela earMUSIC.
Como um dos tecladistas mais gravados de todos os tempos, com mais de 300 álbuns apresentando seu som inconfundível, as habilidades de Airey são valorizadas por quase todas as superestrelas do rock ‘n’ roll. A lista inclui artistas e bandas lendárias como Ozzy Osbourne, RAINBOW, WHITESNAKE, JUDAS PRIEST, Gary Moore, Brian May, JETHRO TULL, BLACK SABBATH e, claro, DEEP PURPLE, banda da qual Airey tem sido membro integral por mais de 20 anos. Após o sucesso do ano passado, quando DEEP PURPLE garantiu seu quarto álbum consecutivo no número 1 com “=1” e uma subsequente turnê global, Airey inicia 2025 com a mesma energia em seu trabalho solo.
No novo álbum, juntam-se a Airey um elenco estelar que inclui Carl Sentance (NAZARETH) e Mitchell Emms (“The Voice UK”) nos vocais, o guitarrista do DEEP PURPLE, Simon McBride, o baterista Jon Finnigan e o baixista Dave Marks. Produzido na mais fina tradição do hard rock, “Pushed To The Edge” é uma joia bruta — criada sem truques ou atalhos, mantendo-se fiel à pura musicalidade de artistas de classe mundial.