
A presença de mulheres nos palcos tem sido cada vez mais frequentes e não podemos negar o impacto fundamental que isso vem gerando, não só na cena atual como para as gerações futuras. A indústria musical ainda enfrenta desafios em relação à equidade de gênero e representatividade feminina, mas isso já está melhorando!
O coletivo União das Mulheres do Underground realizou entre 2017 e 2021 uma pesquisa bem importante, identificando na época, 654 bandas de rock brasileiras com integrantes femininos, em sua maioria, na região Sul do país. E um detalhe importante a se destacar: a grande maioria dessas mulheres são vocalistas. Mas cadê as instrumentistas?
Com o intuito de reforçar e colaborar com a difusão desses trabalhos tão importantes que geralmente não estão sob os holofotes das mídias brasileiras, hoje traremos 5 bandas que possuem mulheres instrumentistas.
Ballburya
Banda paulistana de Rock Alternativo que mistura Metal com música Nordestina e MPB, de uma forma bem teatral. A Ballburya, na ativa desde 2020, traz Bélity Milanesi nas guitarras e também conta com Cath Castro nos vocais.
Kill for Nothing
Uma das bandas mais relevantes do Nu Metal nacional, formada em São Paulo em 2022 com influências de Korn, Slipknot, Deftones, Evanescence, entre outras do gênero mescladas ao peso do Metal Moderno, a Kill for Nothing conta com Mandy Delphino nas guitarras distorcidas e também nos vocais.
Santa Cora
A Santa Cora é uma banda de Metal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, formada em 2022, que carrega em seu DNA a versatilidade de músicos influenciados pelo Metal Moderno, Rock Progressivo, Metal Melódico, ritmos típicos do Brasil e Música Clássica, criando uma sonoridade rica e diversificada. Em sua formação, traz a prodígio baixista Desirée Nóbrega e Carolina Corteze nos vocais.
Mattilha
Formada em 2010 na capital paulista, a Mattilha é uma banda de Hard Rock com fortes influências de bandas nacionais como Os Mutantes e Made in Brazil. Em sua atual formação, Camilla Rodrigues comanda os graves com muita marra.
To Define
Bora destacar uma banda formada inteiramente por mulheres? A To Define faz um grunge autoral de personalidade desde 2022, formada por Bea Dialleto nos vocais, Shiraishi na bateria, Joy nas guitarras e está atualmente em busca de uma nova baixista! Quem se candidata?
Agora é com você! Ouça os trabalhos das mulheres instrumentistas citadas nessa matéria, curta, compartilhe e fortaleça a nossa cena!
Mandy Delphino (@mandy.delphino)