
Em uma nova entrevista com a Rock Antenne da Alemanha, o vocalista do RISE AGAINST, Tim McIlrath, foi perguntado se a turbulência política da América havia fortalecido a comunidade nos shows da banda. Ele respondeu:
“Eu notei isso. Afia um pouco a faca. Afia a missão. Me lembra por que começamos o RISE AGAINST, em primeiro lugar, em uma América pós-11 de Setembro com a administração Bush. Me lembra daquela época. Faz você ouvir as músicas de forma diferente. Faz as pessoas irem aos shows de uma maneira diferente. Gosto de pensar que as pessoas vão aos nossos shows não importa o que, mas há algo diferente agora, as pessoas precisam dos nossos shows”,
ele continuou:
“Elas precisam estar no show, sob o mesmo teto com pessoas que pensam igual e estão preocupadas com o futuro do mundo. E estamos preocupados com o futuro da América e o futuro do mundo.”
Tim, que nunca teve vergonha de expressar suas crenças sociais e políticas, acrescentou:
“A Casa Branca de Trump é um desastre. Tem sido um desastre todos os dias desde que foi instaurada. Muitas coisas tristes estão acontecendo, muitas coisas que deixam você realmente com raiva. Então, essa é a era para a qual nossa banda foi feita. É para isso que fomos feitos, é por isso que estamos aqui. Então, temos essas músicas para tocar e falar sobre as mesmas coisas de que falamos há 25 anos.”
Perguntado sobre como a situação política atual nos Estados Unidos mudou sua vida cotidiana,
Tim disse:
“Acho que, para responder à sua pergunta, sim, você sai pela porta e entra em um ecossistema de muita raiva. Muitas coisas nas notícias deixam você enfurecido. As pessoas estão divididas. O que está acontecendo nos Estados Unidos tende a ser contagioso e se espalha por outras fronteiras. E esse tipo de coisa deixa você preocupado. As pessoas olham para você de forma diferente como americanos, porque estão assistindo às notícias e estão com raiva, e deveriam estar com raiva por isso. Então, sim, afeta a todos. É definitivamente — é preocupante.”
Em outubro passado, McIlrath disse à RVA Magazine sobre o ativismo político do RISE AGAINST :
“Navegar nessa banda politicamente em uma era tão divisiva é um pouco mais complicado, mas também é mais importante do que nunca. Temos uma conexão direta com nossa base de fãs, seja ela do tamanho que for, e quero fazer parte da solução, não do problema. Sinto a responsabilidade de orientar nossos fãs na direção certa — no mínimo, não orientá-los na direção errada.”
Tim explicou ainda que a banda começou no punk rock, que era “sinônimo” de política. “Era algo muito próximo do meu coração como letrista”, disse ele. “Se você nos acusasse de algo naquela época, era de pregar para convertidos. Não era tão radical assim ser o cara do RISE AGAINST dizendo ‘foda-se a guerra do Iraque’.” O RISE AGAINST lançou recentemente um novo single, “Nod” , pela Loma Vista Recordings . A faixa, que marca a primeira música nova do RISE AGAINST em três anos, aparecerá no próximo álbum da banda, previsto para o final do ano, seguindo “Nowhere Generation” de 2021. ” No mês passado, os membros da banda McIlrath (vocais/guitarra), Joe Principe (baixo/vocais), Zach Blair (guitarra/vocais) e Brandon Barnes (bateria) pegaram a estrada para uma longa turnê de shows pela Europa, antes de tocar em dezenas de arenas, anfiteatros e pavilhões dos EUA com o
PAPA ROACH , como parte da turnê co-principal “Rise Of The Roach”
.