
À medida que celebra mais de 130 anos de história musical, a Gibson, a icônica marca global de instrumentos, tem o orgulho de anunciar que firmou uma parceria com Sir Brian May, um dos músicos mais influentes da história e co-fundador de uma das bandas mais impactantes de todos os tempos, a QUEEN. Apresentamos o violão acústico de 12 cordas Brian May SJ-200 da Gibson Custom. Feito em estreita colaboração e com significativa contribuição de design de Sir Brian May, apenas 100 desses modelos SJ-200 de 12 cordas estarão disponíveis mundialmente nesta extraordinária edição limitada, através do Gibson.com, da Gibson Garage em Nashville e Londres, e revendedores autorizados da Gibson.
May disse: “A ideia para este violão surgiu quando eu precisava de um violão de 12 cordas em turnê, e o que eu estava acostumado a usar não estava se saindo bem no palco. Os rapazes da Gibson disseram gentilmente: ‘Faremos algo especial que você possa usar nas turnês.’ Uma das coisas que pedi foi que as oitavas fossem colocadas de maneira inversa ao usual, porque gosto de tocar para cima e ouvir as notas mais altas. Gosto de ouvir a oitava mais alta destacando-se, pois assim consigo tocar melodias nele. Se você olhar para este violão, a beleza dele, a beleza do som, e observar a ciência por trás deste violão, veja quanto de tecnologia e artesanato foi investido nele. A Gibson conseguiu colocar o universo nele de uma maneira figurativa e o planeta Mercúrio está aqui, e isso é uma pequena homenagem a um amigo meu que está sempre comigo.”
“Como um pioneiro revolucionário no som, formador de tendências e um dos músicos mais influentes de todos os tempos, é um privilégio absoluto estar colaborando com Sir Brian May”, diz Cesar Gueikian, CEO da Gibson. “O impacto de Brian na música e na cultura é inigualável e foi uma influência transformadora na minha jornada musical pessoal. Estamos profundamente honrados que Brian tenha confiado à Gibson este violão SJ-200 de 12 cordas, e estamos empolgados para finalmente apresentá-lo aos amantes da música ao redor do mundo. Obrigado, Brian.”
Sir Brian May deixou de lado seus estudos de PhD para se tornar o lendário guitarrista líder do QUEEN. Após décadas de fama mundial com seu som distinto e aclamado trabalho na guitarra, ele terminou sua dissertação e recebeu um doutorado em astrofísica em 2007. O Brian May SJ-200 de 12 cordas homenageia a contribuição de Sir Brian para a música rock e sua profunda paixão pela astronomia.
O Gibson SJ-200 em forma de 12 cordas é um instrumento raro, e este é particularmente especial. Ele apresenta madeiras de alta qualidade, incluindo um fundo e laterais de rosewood AAA, um tampo de abeto Sitka AAA com acabamento em Vintage Sunburst e um braço de maple AAA de duas peças com perfil arredondado, filetes de nogueira e uma escala de rosewood incrustada com estrelas de 8 pontas de concha de agoya. A mão também apresenta uma incrível incrustação de estrela de concha de agoya de 8 pontas, junto com um logo da Gibson em madrepérola e tarraxas douradas Grover Mini Rotomatic. A ponte estilo bigode é de rosewood sólido com quatro incrustações de concha de agoya no estilo dos anos 60. O protetor do captador temático planetário foi projetado por Sir Brian May e reforça ainda mais o motivo da astronomia, celebrando o amor de Sir Brian pela ciência. As cordas estão montadas em ordem inversa, com as mais grossas em cima, seguidas pelas cordas oitavadas abaixo, conferindo um som distintivo que é diferente de outros modelos acústicos de 12 cordas da Gibson. A eletrônica Fishman Matrix torna este violão pronto para o palco e estúdio desde o momento em que você o tira do estojo rígido incluso.
Somente 100 dessas excepcionais guitarras Brian May SJ-200 de 12 cordas foram feitas à mão pelos luthiers especialistas da Gibson Custom Shop em Bozeman, Montana. É um instrumento digno de um guitarrista que não apenas se tornou uma estrela, mas que continua a estudar avidamente as estrelas.
No último outono, a QUEEN lançou o box set “Queen I Collector’s Edition”, que inclui o revolucionário álbum de estreia do grupo em 1973, “Queen”, remixado, remasterizado e expandido em um conjunto de 6 CDs + 1 LP. Com 63 faixas e 43 novas misturas, o box set “Queen I Collector’s Edition” compreende o álbum original com sua ordem de faixas pretendida restaurada, áudios íntimos da QUEEN no estúdio, demos, faixas ao vivo raras e gravações inéditas da primeira apresentação ao vivo do QUEEN em Londres, agosto de 1970. Ausente do lançamento de 1973, a canção “Mad The Swine” foi restaurada ao seu lugar original na ordem das faixas. Um livro de 108 páginas contendo letras manuscritas e memorabilia acompanha o lançamento.