
Em uma nova entrevista com a revista Heavy da Austrália, o ex-vocalista do FEAR FACTORY, Burton C. Bell, falou sobre seus planos para novas músicas após lançar dois singles em 2024 — “Anti-Droid” e “Technical Exorcism” — e um cover de “Du Hast” do RAMMSTEIN em 2023. Ele disse (transcrito pelo BLABBERMOUTH.NET): “Tive uma ótima resposta [aos singles que lancei até agora]. Ao vivo, os fãs realmente gostam. Eles se traduzem muito bem ao vivo. A banda que eu reuni, ou devo dizer, selecionei, porque me levou alguns anos para selecionar essa banda e juntar esses caras. Conheço [eles] há alguns anos, mas finalmente consegui montar essa banda. E a música que tocamos está realmente se transformando em um novo grupo que traduz essas músicas de uma maneira pesada, envolvente, sombria e melancólica. É incrível. Então, o que você ouve vai ser ainda mais pesado ao vivo.”
Quando perguntado se ele está seguindo seu plano anunciado anteriormente de lançar uma música de cada vez antes de eventualmente lançar um álbum completo, Bell disse: “Estou, mas estive gravando muitas músicas novas. Assim, tenho lançado uma de cada vez, mas planejo ter um lançamento físico, espero que no próximo ano. Então, a banda e eu temos mais algumas músicas nas quais estamos trabalhando e vamos começar a trabalhar em coisas novas. Bem, já estamos trabalhando em coisas novas, mas as duas novas músicas — a primeira música que vocês vão ouvir em provavelmente mais um mês é um sucesso estrondoso, cara. Ela esmaga — esmaga. E a próxima também esmaga. E vamos continuar nesse ritmo — apenas esmagando.”
Sobre se “Anti-Droid” e “Technical Exorcism” são “uma boa representação sonora do que esperar do álbum inteiro”, Bell disse: “Eu diria venha nos ver ao vivo e isso será uma ótima representação do que você pode esperar do álbum, porque, como eu disse, o que fazemos ao vivo é traduzir essas músicas para o que estamos fazendo agora para a nossa versão. Então, até músicas do FEAR FACTORY e do GZR, elas são muito mais completas. Quando você vem [nos ver] ao vivo, está se tornando mais uma sensação orgânica; é apenas pesado. Sou eu, obviamente, e então tenho dois guitarristas. Eles alternam fazendo ritmo e solo, baixista e bateria. Então, se você quer ouvir como o álbum vai ser, venha ver o que fazemos ao vivo e você vai entender e não ficará decepcionado.”
O vídeo do show de Bell em 13 de dezembro de 2024 no The Regent em Los Angeles, Califórnia, como ato de abertura para o GOD FORBID pode ser visto abaixo. Bell tocou o primeiro concerto com sua banda solo em 13 de junho de 2024 no 1720 em Los Angeles, Califórnia. Acompanhando Bell nos shows estavam o guitarrista Henrik Linde (THE VITALS, DREN), o baterista Ryan “Junior” Kittlitz (ALL HAIL THE YETI, THE ACID HELPS), o baixista Tony Baumeister (ÆGES) e o multi-instrumentista Stewart Cararas.
Quando o concerto de 1720 foi anunciado pela primeira vez, Burton chamou o show de “evento histórico” e prometeu tocar “novas músicas e clássicos que abrangem minha carreira.” Em agosto de 2024, Bell lançou um novo single solo, “Technical Exorcism”, junto com o vídeoclipe oficial dirigido por Don Pancho Films para a faixa. Em março de 2024, Bell, que lançou seu primeiro single solo naquele mesmo mês, “Anti-Droid”, foi perguntado pelo podcast “Nu Pod” do Knotfest se ele tinha material suficiente para um álbum inteiro pronto para ser lançado. Ele respondeu: “Não. Estou trabalhando em singles individuais por vez. Tenho músicas suficientes para um álbum. Mas estou adotando a estratégia do hip-hop onde, em vez de chegar, lançar um single e depois o álbum inteiro sai algumas semanas depois, e então algumas semanas depois, quando esse álbum sai, o momento do single e do álbum inteiro meio que diminui e se torna lento e quase desmorona. Então, aprendi observando artistas de hip-hop e outros artistas também, [onde] eles lançariam apenas um single por vez, mantendo esse momento, mantendo esse holofote sobre eles e apenas lançando um single a cada poucas semanas e mantendo esse momento.”
Ele continuou: “Na era atual, o curto espaço de atenção das massas é muito aparente. Há esse velho ditado em economia, menos é mais — oferta e demanda, menos é mais. Então, se você apenas os alimenta um pouquinho de cada vez, eles querem ouvir mais. E é aí que o interesse permanece. Eles são compelidos a continuar ouvindo. ‘Ah, ele tem algo mais saindo. Oh, ele tem algo mais saindo.'”